A Workforce Tsunami is Approaching

Colaboradores verificam os seus dispositivos móveis mais de 150 vezes por dia

• 21 de Abril de 2016
  • 57% das interrupções são causadas pela alternância entre aplicações e, depois de cada interrupção, cada colaborador demora cerca de 23 minutos a retomar a atenção para as suas tarefas;
  • 41% dos colaboradores confessam desperdiçar tempo em funções que não contribuem para as suas tarefas.
  • 9 em cada 10 jovens profissionais afirmam não esperar ficar na mesma empresa por mais de 3 anos.

Um novo relatório da Mercer - A Workforce Tsunami is Approaching, explora as profundas alterações pelas quais a força de trabalho passa atualmente. Os dados recolhidos revelam que os colaboradores passam cerca de um quarto do dia em dispositivos móveis, verificando-os cerca de 150 vezes. O mesmo relatório confirma que 57% das interrupções são causadas pela alternância entre aplicações, sendo que cada colaborador demora cerca de 23 minutos a voltar a concentrar-se nas suas tarefas.

As últimas cinco décadas foram marcadas por um crescimento global do PIB sem precedentes, potenciado pelo crescimento do mercado laboral e o aumento da produtividade. Contudo, prevê-se que este mercado abrande drasticamente nos próximos 50 anos. A pressão para a produtividade é cada vez maior e origina elevados níveis de stress e esgotamento laboral que, por sua vez, resultam na queda desta mesma produtividade, problemas de saúde, absentismo, aumento das taxas de rotatividade e falta de compromisso”, refere José Pedro Sousa, Consultor Sénior da área de Talent da Mercer.

A estes fatores, somam-se mudanças que se prendem com a confusão entre a utilização de tecnologia em demasia e a produtividade, a dificuldade de filtragem entre aquilo que é útil e importante perante a enorme quantidade de informação, bem como a individualização de planos de carreira. O receio de deixar escapar um dado importante leva os colaboradores a desempenhar várias tarefas em simultâneo, sendo a média de tempo de atenção exclusiva a determinada função de menos do que 3 minutos.

O mundo empresarial encontra-se a passar por alterações bastante profundas, com impacto nas expetativas dos colaboradores face às suas carreiras, abordagem à forma de trabalhar, à natureza das suas tarefas, bem como à estrutura da força de trabalho em si. Os dados apurados neste relatório são um forte exemplo disso, sendo que 9 em cada 10 jovens profissionais afirmam não esperar ficar na mesma empresa por mais de três anos. 70% acrescenta que se vê a trabalhar de forma independente caso sinta que o seu trabalho não é significativo e verifique falta de apoio por parte das chefias.

A própria relação contratual encontra-se num momento de viragem, já que 83% das organizações planeiam depender exclusivamente de contratos part-time e de contingência ou com recurso a agências de trabalho, até 2020. O clássico modelo de emprego permanente e full-time dará lugar a um “ecossistema de talento”, onde se opera através de parcerias, talentos freelancers e outras formas para além das fronteiras tradicionais da organização.

Os dados apurados neste relatório demonstram as alterações profundas pelas quais os atuais e futuros profissionais vão passar, causadas por avanços tecnológicos, sociais e económicos”, afirma José Pedro Sousa. “Reconhecemos a importância de chamar à atenção para as mudanças individuais que prevemos que ocorram no talento, uma vez que as organizações são compostas por homens e mulheres com expetativas, ambições e necessidades, e são eles que contribuem para o sucesso de cada empresa”.

Os profissionais de Recursos Humanos e líderes empresariais confiam na análise e planeamento da força de trabalho para que as organizações estejam preparadas e não sejam surpreendidas pelas mudanças experienciadas atualmente. Saber retirar as respostas corretas dos dados apurados é essencial para a tomada de decisões fundamentadas. As análises contribuem também para atingir o melhor retorno de investimento, já que mostram como potenciar o talento de cada colaborador ao máximo. Em suma, a consciência do contexto vivido permite ultrapassar a concorrência. As empresas com uma maior prática de avaliação do talento têm mais 8% de crescimento de vendas e 58% mais vendas por colaborador.

Na Mercer fazemos a diferença na vida de mais de 110 milhões de pessoas, promovendo o seu bem-estar, investimentos e carreira. O nosso negócio pretende criar futuros mais seguros e compensadores para os nossos clientes e os suas pessoas – quer estejamos a definir planos de saúde, a desenhar um plano de pensões, a definir estratégias de investimento ou a alinhar perfis de acordo com as necessidades das organizações. Ao desenvolver estudos e análises como agentes de mudança, antecipamos e entendemos o impacto individual das decisões de negócio, agora e no futuro. Percebemos as necessidades atuais e futuras das pessoas através de um foco na inovação e através de um conhecimento especializado e profundo que sustenta cada ideia e solução que oferecemos. Há mais de 70 anos, que transformamos o nosso conhecimento em ações, permitindo a pessoas de todo o mundo viver, trabalhar e aproveitar a sua reforma de forma adequada. Na Mercer, dizemos Make Tomorrow Today.

A Mercer LLC e as suas entidades separadamente incorporadas, com operações em todo o mundo, pertencem à Marsh & McLennan Companies, uma sociedade pública (NYSE: MMC), cotada na bolsa de Nova Iorque, Chicago e Londres. Em Portugal (Lisboa e Porto) desde 1993, a Mercer conta com uma equipa com mais de 200 profissionais que desenvolvem soluções para os desafios específicos dos seus clientes a nível local e global.

Para mais informações visite www.mercer.pt ou siga-nos no Twitter ou no Linkedin