CONTACT INFORMATION

“Imagine”: Do Zoom para as páginas de um livro

• “Imagine” é um livro que nasce da partilha de testemunhos online (via Zoom) entre amigos e clientes Mercer sobre como foi vivida a pandemia o que mudou e moldou a nossa vida e a nossa forma trabalhar.
  • A ideia, que teve início nas noites de confinamento obrigatório (instituído em Portugal em março de 2020), culmina agora num livro que reúne 28 testemunhos de profissionais das áreas de RH, Marketing e Direção de empresas a atuar em Portugal.

O livro “Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário” é uma obra inspirada em conversas virtuais, por Zoom, que serviram de partilha entre amigos e clientes da Mercer nas noites em que Portugal enfrentou o confinamento obrigatório, no início da pandemia de COVID-19.

Remontando a março de 2020, data em que foi decretado o confinamento obrigatório e que marcou a primeira onda da pandemia de COVID-19 em Portugal, as casas transformaram-se em escritórios, as solicitações de trabalho “trocaram-nos as voltas” com reuniões às horas mais absurdas e as multitarefas tornaram-se uma rotina: dar uma explicação, fazer o almoço, enviar um e-mail e assistir a uma Zoom call ou a uma reunião por Teams.

No meio de um mundo totalmente novo para todos e já estabilizados nas novas rotinas, a Mercer percebeu que faltavam momentos de partilha e que se conseguisse dar resposta a algumas questões que foram surgindo, como: saber o que outros estavam a fazer face ao novo contexto; aprender com os sucessos e fracassos dos outros; ou, pura e simplesmente, saber se estavam bem, pessoal e profissionalmente, física e psicologicamente.

Neste contexto, a Mercer reuniu conjuntos de 5 a 7 pessoas, via Zoom para, em tom informal e descontraído, falarem sobre si e as suas experiências. A este formato de conversas descontraídas, acompanhadas de um copo de vinho, deu lugar o “5 para as 10 da noite”.

A necessidade de deixar por escrito todas estas partilhas foi ganhando forma até chegar ao formato de livro, a que se deu o nome de “Imagine”.

Este livro conta com a participação de várias personalidades pertencentes a organizações a atuar em Portugal, onde cada autor conta a sua história na primeira pessoa com momentos que irão marcar as suas vidas.

Foi uma decisão conjunta transformar este projeto em livro e por estar associado à pandemia parte das receitas revertem para a rede de emergência alimentar, criada para apoiar as famílias mais impactadas pela pandemia.

Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal, afirma que “acredito que muitos leitores se irão rever nestas partilhas e já que estamos a voltar ao confinamento também aprender com elas. Este livro servirá também para avaliarmos se o que pensávamos e defendíamos em 2020 vai acontecer de facto: os modelos híbridos ficaram para durar; as empresas tornaram-se mais humanas; a comunicação foi elemento chave para o processo de transformação organizacional; os investimentos na saúde e bem-estar tiveram um incremento significativo, entre muitos outros cenários que IMAGINámos que se irão tornar realidade quando escrevemos este livro.”

“Hoje ainda não conseguimos encontrar uma resposta clara sobre como ficará o Mundo depois da COVID-19, mas divertimo-nos juntos, sem dúvida, a partilhar e relatar o presente e ousámos IMAGINar o futuro neste livro.”, conclui Diogo Alarcão.

Para a concretização desta obra, fazem parte integrante os valiosos testemunhos de:

Diogo Alarcão – CEO da Mercer Portugal

Alexandra Sequeira de Carvalho – Diretora de RH da Sport TV (até novembro de 2020)

Ana Guimarães – Diretora de RH da Hovione

Catarina Horta – Diretora de Capital Humano do Novo Banco

Catarina Tendeiro – People & Organization Director do Grupo Ageas Portugal

Clara Trindade – Diretora de RH da L’Oréal

Cláudia Monteiro – Assessora da Administração RH da RAR

Cristina Campos – Country President and Pharma General Manager da Novartis

Hélder Neves – Group CFO da SIBS

Paula Ferreira Borges – Managing Director da SRS

Isabel Moisés – Group HR Executive Director da SECIL

Isabel Viegas – Docente da Católica Lisbon Business School

Joana Queiroz Ribeiro – People and Organization da Fidelidade

Luis Filipe Monteiro – Head of Corporate HR and Sustainability da Mota Engil

Luis Wissmann – Diretor de RH da José de Mello

Margarida Manaia – Diretora de Recursos Humanos do Pingo Doce, Grupo Jerónimo Martins

Nuno Ferreira Morgado – Sócio e Coordenador Laboral da PLMJ

Paula Carneiro – Corporate HR Director da EDP

Paulo Pisano – Membro da Comissão Executiva da Booking

Pedro Serra – CEO da EURO M

Ricardo Aguiar – Senior HR Consultant da Mercer Portugal

Sara Eusébio Fonseca – Head of HR do Santander

Teresa Cópio – Diretora de RH do Dom Pedro

Teresa Nascimento – Vice President da People Defined Crowd

Tiago Brandão – R&D and Innovation Director da The Brothers Company

Tiago Pimentel – Head of Marketing and Communications da Mercer Portugal

Vanda Jesus – Diretora Executiva Estrutura de Missão Portugal Digital

Verónica Soares Franco – Membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group

O livro “Imagine: Relatos de um tempo estranho, atípico e extraordinário” pode ser adquirido online http://abysmo.pt/produto/imagine/ pelo PVP de 20€.

A Mercer dedica-se a co-construir futuros mais brilhantes, através da redefinição do mundo do trabalho, da melhoria dos resultados em pensões e investimento e da promoção da saúde e bem-estar das pessoas. A Mercer tem mais de 25,000 colaboradores em 44 países e opera em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária da Marsh & McLennan (NYSE: MMC), a empresa líder global em serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com receitas anuais de 17 mil milhões de dólares (USD) e 76.000 colaboradores em todo o mundo, ajuda os seus clientes a navegar num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo através das quatro empresas líderes de mercado: a Marsh, a Guy Carpenter, a Mercer e a Oliver Wyman.

Para mais informações, visite www.mercer.pt ou siga-nos no Twiter @MercerPortugal ou no Linkedin https://www.linkedin.com/company/mercer-portugal

CONTACT INFORMATION