LISBOA DESCE NO RANKING DO CUSTO DE VIDA DA MERCER

26 de junho de 2019

Portugal, Lisboa


  • A capital portuguesa cai dois lugares no ranking, comparando com o ano anterior, passando para a 95ª posição
  • Hong Kong mantém a posição de cidade mais cara do mundo, em oposição a Tunes, a cidade menos cara do mundo
  • Zurique continua a ser a cidade europeia mais cara, encontrando-se no 5º lugar do ranking, caindo duas posições relativamente ao ano passado
  • Luanda desce 20 posições no ranking, da 6ª para a 26ª posição
  • Do top 10 das cidades mais caras, oito são asiáticas. O top 3 é constituído por Hong Kong (1), Tóquio (2) e Singapura (3), respetivamente

Lisboa, 26 de junho de 2019 – Num mundo em rápida mudança, os programas de mobilidade tornaram-se uma componente essencial da estratégia global de talento das organizações multinacionais. As organizações compreendem que para prosperar, devem acompanhar a mudança, adaptar-se a novas tecnologias e desenvolver novas competências para atrair, motivar e desenvolver o talento. De acordo com o estudo Global Talent Trends 2019 da Mercer, 65% das empresas, de uma forma transversal a todas indústrias e países, estão a utilizar programas de mobilidade para melhorar as suas estratégias no que se refere à gestão dos seus colaboradores. Para tal, as empresas precisam de avaliar cuidadosamente o custo dos “pacotes de remuneração para expatriados”. O 25º estudo anual “Custo de Vida” da Mercer conclui que um conjunto de fatores, incluindo flutuações cambiais, custo da inflação no que se refere a bens e serviços e a volatilidade dos preços de alojamento, contribuem para o custo geral dos “pacotes de expatriados” para colaboradores em tarefas internacionais.


“Numa economia focada no talento, movida pela disrupção digital, e com  a necessidade de uma força de trabalho conectada a nível global, destacar colaboradores para diferentes localizações é um aspeto cada vez mais importante para a estratégia competitiva das empresas,” refere Tiago Borges, Líder de Rewards da Mercer Portugal. “Existem inúmeras vantagens pessoais e organizacionais ao enviar colaboradores para o estrangeiro, incluindo o desenvolvimento de carreira, a experiência internacional, aquisição de novas competências e a relocalização de recursos. Ao oferecer pacotes de compensação justos e competitivos, as empresas podem proporcionar destacamentos internacionais que impulsionem os resultados do negócio.”


De acordo com o estudo global sobre o Custo de Vida de 2019 da Mercer (Cost of Living Survey), Lisboa desceu duas posições no ranking, passando da 93ª posição em 2018, para o 95º lugar em 2019. Após uma subida expressiva de 44 posições o ano passado, a capital portuguesa encontra-se agora estável no ranking do custo de vida da Mercer.


Através do estudo foi ainda possível concluir que o preço da gasolina em Lisboa é dos mais elevados tendo em conta as restantes cidades do ranking. Por outro lado e comparativamente com a cidade mais cara do ranking, o preço de arrendamento de um apartamento T3 nas zonas nobres de Lisboa ronda os 3.150€ e em Hong Kong os 12.910€.


O estudo do Custo de Vida da Mercer 2019 conclui que, do top 10 das cidades mais caras para expatriados, 8 são asiáticas, resultado dos elevados custos de bens de consumo para expatriados e a dinâmica do mercado residencial. Tóquio (2), Singapura (3) e Seoul (4) encontram-se no topo da lista, sendo que a cidade mais dispendiosa do mundo, pelo segundo ano consecutivo, é Hong Kong. Outras cidades que se encontram no top 10 são Zurique (5), Shangai (6), Ashgabat (7), Pequim (8), Nova Iorque (9), e Shenzhen (10). As cidades menos caras para expatriados são Tunes (209), Tashkent (208) e Karachi (207).


O reconhecido estudo da Mercer é um dos mais abrangentes do Mundo e foi desenvolvido para ajudar as organizações multinacionais e os Governos a definirem estratégias para os seus colaboradores expatriados. A cidade de Nova Iorque é utilizada como a cidade base para todas as comparações, sendo que os movimentos cambiais têm como referência o dólar norte-americano. O estudo inclui mais de 500 cidades em todo o Mundo; o ranking deste ano inclui 209 cidades distribuídas pelos cinco continentes e analisa e compara os custos de mais de 200 itens em cada local, entre eles alojamento, transportes, comida, roupa, bens domésticos e entretenimento.


“O custo de vida é uma importante componente para o investimento económico numa determinada cidade,” acrescenta Tiago Borges. “Os decisores têm cada vez mais em conta que a globalização está a desafiar as cidades a informar, inovar e competir de forma a promover os fatores que atraem as pessoas e o investimento - as chaves para uma cidade do futuro.”


Américas


As cidades dos EUA subiram no ranking devido à valorização do dólar americano face a outras moedas. Nova Iorque subiu quatro posições, chegando ao 9º lugar, o ranking mais elevado de sempre da região. São Francisco (16) e Los Angeles (18) subiram doze e dezassete posições respetivamente, enquanto Chicago (37) subiu catorze lugares. Entre outras das principais cidades norte-americanas, Washington DC (42) subiu catorze posições, Miami (44) subiu dezasseis posições, e Boston (49) subiu vinte e um lugares. Portland (107) e Winston Salem (138) na Carolina do Norte, permanecem como as cidades norte-americanas menos caras para expatriados.


Na América do Sul, Montevideo (70) no Uruguai posiciona-se como a cidade mais cara, seguida de San Juan (72), que subiu vinte e dois lugares. Outras cidades da América do Sul que subiram na lista de cidades mais caras para expatriados são o Panamá (93), Costa Rica (131) e Cuba (133), ascendendo vinte e um, dez, e vinte e dois lugares, respetivamente. As cidades que caíram no ranking, apesar do aumento de preços em bens de consumo, serviços e alojamento, foram o Brasil e a Argentina. Particularmente, São Paulo (86) caiu vinte e oito posições. Rio de Janeiro (121) caiu vinte e dois lugares, enquanto Buenos Aires (133) sofreu uma quebra de cinquenta e sete lugares. Manágua (200) é a cidade menos cara da América do Sul.


Apesar da maior parte das cidades canadianas terem-se mantido estáveis no ranking, a cidade mais bem posicionada do país, Vancouver (112), caiu três posições. Toronto (115) caiu seis lugares, enquanto Montreal (139) subiu oito. Calgary (153) e Ottawa (161) permaneceram estáveis.


Europa, Médio Oriente e África


Apenas uma cidade europeia se encontra no top 10 das cidades mais caras, que é Zurique em 5º lugar, seguida de Berna (12). Genebra (13) caiu duas posições. As cidades da Europa central  e de leste, tais comoMoscovo (27), São Petersburgo (75), Praga (97) e Varsóvia (173), caíram dez, vinte e seis, catorze e dezanove posições, respetivamente.


Cidades da Europa Ocidental, incluindo Milão (45), Paris (47), Oslo (61) e Madrid (82), também caíram no ranking, doze, treze, catorze, e dezoito lugares, respetivamente. A cidade alemã de Estugarda (126) teve uma queda significativa, assim como Berlim (81) e Düsseldorf (92). As cidades no Reino Unido registaram quedas modestas, entre elas Birmingham (135), que caiu sete posições, Belfast (158) que caiu seis, e Londres (23) que sofreu uma quebra de quatro lugares.


“Apesar do aumento moderado de preços em grande parte das cidades europeias, as moedas europeias enfraqueceram face ao dólar, o que levou grande parte das cidades a baixar no ranking,” explica Tiago Borges, “Além disso, outros fatores como segurança e a preocupação com o cenário económico, tiveram impacto na região.”


Tel Aviv (15) continua a ser a cidade mais cara para expatriados no Médio Oriente, seguida do Dubai (21), Abu Dhabi (33) e Riade (35). Cairo (166) mantém-se como a cidade menos cara da região.


Apesar de sair do top 10 das cidades mais caras para expatriados, N’Djamena (11) permanece como a  cidade africana mais bem posicionada no ranking. Atrás encontram-se Victoria (14), que subiu sete lugares e Kinshasa (22) que subiu quinze. Libreville (24) caiu seis posições. A cair uma posição, está Tunes (209) na Tunísia, que se posiciona no ranking enquanto a cidade menos cara na região e no Mundo. Curiosamente Luanda, que já foi considerada a cidade mais cara do Mundo desce 20 posições e está agora na posição 26.


Ásia Pacífico


Do top 10 das cidades mais caras deste ano, 8 encontram-se na Ásia devido, em parte, a um forte mercado imobiliário. Hong Kong (1) permanece a cidade mais cara para expatriados, tanto na Ásia como no Mundo, devido ao mercado imobiliário e à moeda, que está ligada ao dólar americano, provocando o aumento do custo no alojamento local. Este centro global financeiro é seguido por Tóquio (2), Singapura (3), Seoul (4), Shangai (6), e Ashgabat (7), no Turquemenistão.


Bombaim (67) é a cidade mais cara da Índia, seguida de Nova Deli (118) e Chennai (154). Bangalore (179) e Calcutá (189) são as cidades indianas menos caras. Ainda na Ásia, Banguecoque (40) subiu doze posições no ranking em comparação com o ano passado. Hanói (112) e Jacarta (105) também subiram no ranking, vinte e cinco e doze lugares, respetivamente. Bisqueque (206) e Tashkent (208) permanecem como as cidades menos caras para expatriados na região.


As cidades australianas continuaram a cair no ranking devido à desvalorização da moeda local face ao dólar americano. Sydney (50), a cidade australiana mais cara para expatriados, caiu vinte e uma posições. Melbourne (79) e Perth (87) caíram vinte e um e vinte e seis posições, respetivamente.


A Mercer desenvolve estudos individuais referentes ao custo de vida e ao custo de arrendamento para cada uma das cidades analisadas. Para mais informações sobre os rankings das cidades visite o site https://mobilityexchange.mercer.com/Insights/cost-of-living-rankings. Para adquirir cópias de relatórios e cidades específicas consulte https://mobilityexchange.mercer.com/multinational-approach-cost-of-living-data ou fale connosco através do número +351 21 311 37 75.


Nota aos editores


A lista de rankings é fornecida aos jornalistas para referência e não deve ser publicada na sua totalidade. O top 10 e as 10 últimas cidades da lista podem ser reproduzidas numa tabela.


Os valores envolvidos nas comparações feitas sobre o custo de vida e do arrendamento de alojamento, fornecidos pela Mercer, têm por base um estudo realizado em março de 2019. As taxas de câmbio em vigor nesse período e o conjunto de bens e serviços internacionais da Mercer foram usados como medidas base.


Os governos e as empresas usam os dados deste estudo para garantirem o poder de compra dos seus funcionários quando estes são transferidos para o estrangeiro. Os dados referentes aos custos de arrendamento de alojamento são usados para avaliar os subsídios de habitação que serão atribuídos aos expatriados desse local. A escolha das cidades avaliadas baseia-se na procura que existe para estes dados.


 


Sobre a MERCER


A Mercer oferece consultoria e soluções impulsionadas pela tecnologia que ajudam as organizações  a ir ao encontro das necessidades de saúde, pensões, investimentos e carreira de uma força de trabalho em mudança. Os mais de 23.000 colaboradores da Mercer, encontram-se em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com cerca de 65 mil colaboradores e receita anual de mais de 14 mil milhões de euros, através das suas empresas líderes de mercado, incluindo a Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman e a Marsh & McLennan ajudam os clientes a conseguir atuar num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.


Em Portugal desde 1993 conta com uma equipa de 450 profissionais e está presente em Lisboa e no Porto. Em 2017, a Mercer adquiriu a Jason Associates com o objetivo de complementar os serviços e ser capaz de responder ao mercado com a ambição de capacitar as organizações para a missão complexa e apaixonante de gerir e desenvolver pessoas.


Para mais informações visite www.mercer.pt ou siga-nos no Twiter @Mercer ou no Linkedin https://www.linkedin.com/company/mercer-portugal


Para mais informações contacte www.mercer.pt


Mercer Cost of Living Survey – Worldwide Rankings 2019


(Mercer international basket, including rental accommodation costs)


Rank as of March


City


Country


2018


2019


1


1


HONG KONG


Hong Kong (SAR)


2


2


TOKYO


Japan


4


3


SINGAPORE


Singapore


5


4


SEOUL


South Korea


3


5


ZURICH


Switzerland


7


6


SHANGHAI


China


43


7


ASHGABAT


Turkmenistan


9


8


BEIJING


China


13


9


NEW YORK CITY


United States


12


10


SHENZHEN


China


8


11


NDJAMENA


Chad


10


12


BERN


Switzerland


11


13


GENEVA


Switzerland


21


14


VICTORIA


Seychelles


16


15


TEL AVIV


Israel


28


16


SAN FRANCISCO


United States


15


17


GUANGZHOU


China


35


18


LOS ANGELES


United States


23


19


OSAKA


Japan


14


20


COPENHAGEN


Denmark


26


21


DUBAI


United Arab Emirates


37


22


KINSHASA


Dem. Rep. of the Congo


19


23


LONDON


United Kingdom


18


24


LIBREVILLE


Gabon


42


25


LAGOS


Nigeria


6


26


LUANDA


Angola


17


27


MOSCOW


Russia


25


27


NANJING


China


22


29


NOUMEA


New Caledonia


24


30


ABIDJAN


Côte d'Ivoire


31


30


CHENGDU


China


29


32


TIANJIN


China


40


33


ABU DHABI


United Arab Emirates


41


33


NAGOYA


Japan


27


35


TAIPEI


Taiwan


45


35


RIYADH


Saudi Arabia


51


37


CHICAGO


United States


54


38


HONOLULU


United States


19


39


BRAZZAVILLE


Congo


52


40


BANGKOK


Thailand


36


41


QINGDAO


China


56


42


WASHINGTON


United States


32


43


DUBLIN


Ireland


60


44


MIAMI


United States


33


45


MILAN


Italy


38


45


SHENYANG


China


34


47


PARIS


France


66


47


DHAKA


Bangladesh


70


49


BOSTON


United States


29


50


SYDNEY


Australia


39


51


VIENNA


Austria


43


52


YAOUNDE


Cameroon


65


53


BEIRUT


Lebanon


48


54


BANGUI


Central African Republic


46


55


ROME


Italy


79


56


WHITE PLAINS


United States


77


57


MANAMA


Bahrain


50


58


AMSTERDAM


Netherlands


73


59


DJIBOUTI


Djibouti


86


59


HOUSTON


United States


47


61


OSLO


Norway


85


62


DALLAS


United States


63


63


ACCRA


Ghana


90


64


SEATTLE


United States


53


65


HELSINKI


Finland


73


66


DOUALA


Cameroon


55


67


MUMBAI


India


57


67


MUNICH


Germany


95


69


ATLANTA


United States


75


70


MONTEVIDEO


Uruguay


97


70


MORRISTOWN


United States


62


72


DAKAR


Senegal


95


72


SAN JUAN


Puerto Rico


68


74


FRANKFURT


Germany


49


75


ST. PETERSBURG


Russia


94


75


AMMAN


Jordan


67


77


BRUSSELS


Belgium


102


78


MINNEAPOLIS


United States


58


79


MELBOURNE


Australia


69


79


SANTIAGO


Chile


71


81


BERLIN


Germany


64


82


MADRID


Spain


97


83


PORT OF SPAIN


Trinidad & Tobago


71


84


LUXEMBOURG


Luxembourg


99


85


ABUJA


Nigeria


58


86


SAO PAULO


Brazil


61


87


PERTH


Australia


106


88


CONAKRY


Guinea


81


89


AUCKLAND


New Zealand


116


90


DETROIT


United States


79


91


BARCELONA


Spain


82


92


DUSSELDORF


Germany


114


93


PANAMA CITY


Panama


122


94


ST. LOUIS


United States


93


95


LISBON


Portugal


77


96


CANBERRA


Australia


83


97


PRAGUE


Czech Republic


123


97


NAIROBI


Kenya


125


97


PITTSBURGH


United States


88


100


HAMBURG


Germany


117


100


JEDDAH


Saudi Arabia


106


102


BANDAR SERI BEGAWAN


Brunei


84


103


BRISBANE


Australia


117


103


MUSCAT


Oman


117


105


JAKARTA


Indonesia


125


106


CLEVELAND


United States


130


107


PORTLAND


United States


142


108


PHNOM PENH


Cambodia


87


109


ADELAIDE


Australia


138


109


MANILA


Philippines


92


111


RIGA


Latvia


109


112


VANCOUVER


Canada


137


112


HANOI


Vietnam


101


114


WELLINGTON


New Zealand


109


115


TORONTO


Canada


115


115


DOHA


Qatar


91


117


YANGON


Myanmar


103


118


NEW DELHI


India


121


119


KUWAIT CITY


Kuwait


124


120


HO CHI MINH CITY


Vietnam


99


121


RIO DE JANEIRO


Brazil


132


121


LIMA


Peru


105


123


LYON


France


120


124


BAMAKO


Mali


104


125


POINTE A PITRE


Guadeloupe


108


126


STUTTGART


Germany


89


127


STOCKHOLM


Sweden


111


128


COTONOU


Benin


112


128


ATHENS


Greece


128


128


CASABLANCA


Morocco


113


131


BRATISLAVA


Slovakia


141


131


SAN JOSE


Costa Rica


76


133


BUENOS AIRES


Argentina


165


133


HAVANA


Cuba


128


135


BIRMINGHAM


United Kingdom


130


136


GUATEMALA CITY


Guatemala


134


137


ABERDEEN


United Kingdom


161


138


WINSTON SALEM


United States


147


139


MONTREAL


Canada


140


140


TALLINN


Estonia


145


141


KUALA LUMPUR


Malaysia


132


142


LJUBLJANA


Slovenia


138


143


ZAGREB


Croatia


157


144


MEXICO CITY


Mexico


134


145


LOME


Togo


134


145


OUAGADOUGOU


Burkina Faso


148


145


GLASGOW


United Kingdom


156


148


QUITO


Ecuador


143


149


NIAMEY


Niger


173


150


KIEV


Ukraine


145


151


NUREMBERG


Germany


148


152


VILNIUS


Lithuania


154


153


CALGARY


Canada


144


154


CHENNAI


India


163


154


ISTANBUL


Turkey


150


156


LEIPZIG


Germany


164


157


KINGSTON


Jamaica


152


158


BELFAST


United Kingdom


179


159


MAPUTO


Mozambique


165


160


RABAT


Morocco


153


161


LIMASSOL


Cyprus


160


161


OTTAWA


Canada


161


161


PORT LOUIS


Mauritius


151


164


BUDAPEST


Hungary


125


165


PORT AU PRINCE


Haiti


172


166


TIRANA


Albania


174


166


SAN SALVADOR


El Salvador


188


166


CAIRO


Egypt


178


169


SANTO DOMINGO


Dominican Republic


168


170


BOGOTA


Colombia


180


171


DAR ES SALAAM


Tanzania


183


171


ADDIS ABABA


Ethiopia


154


173


WARSAW


Poland


158


174


BRASILIA


Brazil


169


175


KIGALI


Rwanda


176


176


BUCHAREST


Romania


175


177


SOFIA


Bulgaria


186


178


BAKU


Azerbaijan


170


179


BENGALURU


India


170


180


CAPE TOWN


South Africa


181


181


BELGRADE


Serbia


158


182


COLOMBO


Sri Lanka


192


183


KAMPALA


Uganda


195


184


ALGIERS


Algeria


177


185


JOHANNESBURG


South Africa


183


186


ASUNCION


Paraguay


193


187


MONTERREY


Mexico


165


188


HARARE


Zimbabwe


182


189


KOLKATA


India


189


189


GABORONE


Botswana


187


191


ALMATY


Kazakhstan


194


192


NOUAKCHOTT


Mauritania


204


193


BLANTYRE


Malawi


191


194


SARAJEVO


Bosnia and Herzegovina


199


195


LA PAZ


Bolivia


185


196


LUSAKA


Zambia


198


197


YEREVAN


Armenia


202


198


MINSK


Belarus


201


199


TEGUCIGALPA


Honduras


200


200


MANAGUA


Nicaragua


197


201


SKOPJE


Macedonia


203


202


TBILISI


Georgia


190


203


ISLAMABAD


Pakistan


196


204


WINDHOEK


Namibia


206


204


BANJUL


Gambia


207


206


BISHKEK


Kyrgyzstan


205


207


KARACHI


Pakistan


209


208


TASHKENT


Uzbekistan


208


209


TUNIS


Tunisia


  Fonte: Estudo “Custo de Vida” 2019 da Mercer


 


 


BEIJING


BUENOS AIRES


HONG KONG


JOHANNESBURG


LONDON


LUANDA


LISBON


Cerveja, Heineken (0.33 lt / 11.2 oz)


 0.92


 1.11


 1.05


 0.82


 1.08


 1.41


 1.06


Pão, branco fatiado (1000 gr / 35.3 oz)


 5.56


 5.46


 3.77


 1.28


 2.15


 11.87


 3.69


Cinema, estreia internacional, 1 lugar


 15.69


 7.36


 13.47


 5.62


 20.38


 4.22


 7.00


1 Chávena de café, incluindo o serviço num local popular


 5.88


 2.07


 6.79


 1.53


 3.44


 2.53


 2.50


Refeição de Hamburguer Fast Food para uma pessoa – Menú Big Mac normal


 4.97


 4.72


 4.55


 2.55


 5.49


 8.85


 4.80


1 par de calças de ganga (Homem)


 104.44


 75.67


 100.93


 121.34


 97.38


 89.94


 110.00


Leite pasteurizado, acima de 2,5% de gordura (1lt / 33,8 oz)


 3.92


 1.29


 3.19


 1.21


 1.32


 1.49


 0.79


Água Mineral, não gaseificada (1lt)


 2.59


 4.81


 1.57


 0.60


 0.57


 0.52


 0.90


Um litro de gasolina sem chumbo, 95 octanas


 0.94


 0.94


 1.81


 0.96


 1.47


 0.45


 1.68


Arrendamento de um apartamento com dois quartos, sem mobília, pelos padrões internacionais, num bairro apropriado (por mês), 80 - 120 m2


 3,267.95


 2,378.84


 7,858.72


 1,596.53


 3,665.98


 4,229.04


 2,450.00


Arrendamento de um apartamento com três quartos, sem mobília, pelos padrões internacionais, num bairro apropriado (por mês), 200 m2


 4,967.29


 4,757.67


 12,910.75


 2,426.72


 5,728.10


 9,251.03


 3,150.00


 


 


MOSCOW


NEW YORK


SAO PAULO


SINGAPORE


SYDNEY


TOKYO


VANCOVER


ZURICH


Cerveja, Heineken (0.33 lt / 11.2 oz)


 1.28


 1.88


 0.87


 2.10


 2.71


 1.89


 1.42


 1.36


Pão, branco fatiado (1000 gr / 35.3 oz)


 2.68


 6.47


 2.77


 3.25


 3.10


 5.61


 3.51


 4.40


Cinema, estreia internacional, 1 lugar


 6.70


 14.97


 9.24


 8.46


 13.22


 14.38


 9.01


 17.16


1 Chávena de café, incluindo o serviço num local popular


 4.15


 2.35


 1.90


 4.23


 3.78


 3.02


 3.50


 4.97


Refeição de Hamburguer Fast Food para uma pessoa – Menú Big Mac normal


 3.68


 9.00


 7.09


 5.11


 6.61


 5.51


 6.27


 12.01


1 par de calças de ganga (Homem)


 105.81


 61.63


 85.29


 90.47


 77.41


 103.51


 60.03


 122.32


Leite pasteurizado, acima de 2,5% de gordura (1lt / 33,8 oz)


 1.81


 1.07


 0.95


 2.28


 1.83


 2.46


 1.66


 1.36


Água Mineral, não gaseificada (1lt)


 2.21


 2.11


 2.27


 1.46


 1.66


 1.19


 1.33


 0.66


Um litro de gasolina sem chumbo, 95 octanas


 0.62


 0.58


 1.09


 1.43


 0.93


 1.08


 0.95


 1.51


Arrendamento de um apartamento com dois quartos, sem mobília, pelos padrões internacionais, num bairro apropriado (por mês), 80 - 120 m2


 3,612.31


 5,021.99


 1,540.38


 2,863.66


 2,643.41


 4,233.17


 2,102.06


 3,256.01


Arrendamento de um apartamento com três quartos, sem mobília, pelos padrões internacionais, num bairro apropriado (por mês), 200 m2


 6,519.77


 8,369.98


 2,985.96


 5,727.32


 3,776.31


 6,429.62


 2,535.82


 4,840.02


Fonte: Mercer


CONTACT INFORMATION