Estudo Global Mercer Sobre Custo De Vida 2019 | Mercer

Lisboa desce no ranking do Custo de Vida da Mercer

• 26 de junho de 2019
  • A capital portuguesa cai dois lugares no ranking, comparando com o ano anterior, passando para a 95ª posição
  • Hong Kong mantém a posição de cidade mais cara do mundo, em oposição a Tunes, a cidade menos cara do mundo
  • Zurique continua a ser a cidade europeia mais cara, encontrando-se no 5º lugar do ranking, caindo duas posições relativamente ao ano passado
  • Luanda desce 20 posições no ranking, da 6ª para a 26ª posição
  • Do top 10 das cidades mais caras, oito são asiáticas. O top 3 é constituído por Hong Kong (1), Tóquio (2) e Singapura (3), respetivamente

Lisboa, 26 de junho de 2019 – Num mundo em rápida mudança, os programas de mobilidade tornaram-se uma componente essencial da estratégia global de talento das organizações multinacionais. As organizações compreendem que para prosperar, devem acompanhar a mudança, adaptar-se a novas tecnologias e desenvolver novas competências para atrair, motivar e desenvolver o talento. De acordo com o estudo Global Talent Trends 2019 da Mercer, 65% das empresas, de uma forma transversal a todas indústrias e países, estão a utilizar programas de mobilidade para melhorar as suas estratégias no que se refere à gestão dos seus colaboradores. Para tal, as empresas precisam de avaliar cuidadosamente o custo dos “pacotes de remuneração para expatriados”. O 25º estudo anual “Custo de Vida” da Mercer conclui que um conjunto de fatores, incluindo flutuações cambiais, custo da inflação no que se refere a bens e serviços e a volatilidade dos preços de alojamento, contribuem para o custo geral dos “pacotes de expatriados” para colaboradores em tarefas internacionais.

“Numa economia focada no talento, movida pela disrupção digital, e com  a necessidade de uma força de trabalho conectada a nível global, destacar colaboradores para diferentes localizações é um aspeto cada vez mais importante para a estratégia competitiva das empresas,” refere Tiago Borges, Líder de Rewards da Mercer Portugal. “Existem inúmeras vantagens pessoais e organizacionais ao enviar colaboradores para o estrangeiro, incluindo o desenvolvimento de carreira, a experiência internacional, aquisição de novas competências e a relocalização de recursos. Ao oferecer pacotes de compensação justos e competitivos, as empresas podem proporcionar destacamentos internacionais que impulsionem os resultados do negócio.”

De acordo com o estudo global sobre o Custo de Vida de 2019 da Mercer (Cost of Living Survey), Lisboa desceu duas posições no ranking, passando da 93ª posição em 2018, para o 95º lugar em 2019. Após uma subida expressiva de 44 posições o ano passado, a capital portuguesa encontra-se agora estável no ranking do custo de vida da Mercer.

Através do estudo foi ainda possível concluir que o preço da gasolina em Lisboa é dos mais elevados tendo em conta as restantes cidades do ranking. Por outro lado e comparativamente com a cidade mais cara do ranking, o preço de arrendamento de um apartamento T3 nas zonas nobres de Lisboa ronda os 3.150€ e em Hong Kong os 12.910€.

O estudo do Custo de Vida da Mercer 2019 conclui que, do top 10 das cidades mais caras para expatriados, 8 são asiáticas, resultado dos elevados custos de bens de consumo para expatriados e a dinâmica do mercado residencial. Tóquio (2), Singapura (3) e Seoul (4) encontram-se no topo da lista, sendo que a cidade mais dispendiosa do mundo, pelo segundo ano consecutivo, é Hong Kong. Outras cidades que se encontram no top 10 são Zurique (5), Shangai (6), Ashgabat (7), Pequim (8), Nova Iorque (9), e Shenzhen (10). As cidades menos caras para expatriados são Tunes (209), Tashkent (208) e Karachi (207).

O reconhecido estudo da Mercer é um dos mais abrangentes do Mundo e foi desenvolvido para ajudar as organizações multinacionais e os Governos a definirem estratégias para os seus colaboradores expatriados. A cidade de Nova Iorque é utilizada como a cidade base para todas as comparações, sendo que os movimentos cambiais têm como referência o dólar norte-americano. O estudo inclui mais de 500 cidades em todo o Mundo; o ranking deste ano inclui 209 cidades distribuídas pelos cinco continentes e analisa e compara os custos de mais de 200 itens em cada local, entre eles alojamento, transportes, comida, roupa, bens domésticos e entretenimento.

“O custo de vida é uma importante componente para o investimento económico numa determinada cidade,” acrescenta Tiago Borges. “Os decisores têm cada vez mais em conta que a globalização está a desafiar as cidades a informar, inovar e competir de forma a promover os fatores que atraem as pessoas e o investimento - as chaves para uma cidade do futuro.”

Américas

As cidades dos EUA subiram no ranking devido à valorização do dólar americano face a outras moedas. Nova Iorque subiu quatro posições, chegando ao 9º lugar, o ranking mais elevado de sempre da região. São Francisco (16) e Los Angeles (18) subiram doze e dezassete posições respetivamente, enquanto Chicago (37) subiu catorze lugares. Entre outras das principais cidades norte-americanas, Washington DC (42) subiu catorze posições, Miami (44) subiu dezasseis posições, e Boston (49) subiu vinte e um lugares. Portland (107) e Winston Salem (138) na Carolina do Norte, permanecem como as cidades norte-americanas menos caras para expatriados.

Na América do Sul, Montevideo (70) no Uruguai posiciona-se como a cidade mais cara, seguida de San Juan (72), que subiu vinte e dois lugares. Outras cidades da América do Sul que subiram na lista de cidades mais caras para expatriados são o Panamá (93), Costa Rica (131) e Cuba (133), ascendendo vinte e um, dez, e vinte e dois lugares, respetivamente. As cidades que caíram no ranking, apesar do aumento de preços em bens de consumo, serviços e alojamento, foram o Brasil e a Argentina. Particularmente, São Paulo (86) caiu vinte e oito posições. Rio de Janeiro (121) caiu vinte e dois lugares, enquanto Buenos Aires (133) sofreu uma quebra de cinquenta e sete lugares. Manágua (200) é a cidade menos cara da América do Sul.

Apesar da maior parte das cidades canadianas terem-se mantido estáveis no ranking, a cidade mais bem posicionada do país, Vancouver (112), caiu três posições. Toronto (115) caiu seis lugares, enquanto Montreal (139) subiu oito. Calgary (153) e Ottawa (161) permaneceram estáveis.

Europa, Médio Oriente e África

Apenas uma cidade europeia se encontra no top 10 das cidades mais caras, que é Zurique em 5º lugar, seguida de Berna (12). Genebra (13) caiu duas posições. As cidades da Europa central  e de leste, tais comoMoscovo (27), São Petersburgo (75), Praga (97) e Varsóvia (173), caíram dez, vinte e seis, catorze e dezanove posições, respetivamente.

Cidades da Europa Ocidental, incluindo Milão (45), Paris (47), Oslo (61) e Madrid (82), também caíram no ranking, doze, treze, catorze, e dezoito lugares, respetivamente. A cidade alemã de Estugarda (126) teve uma queda significativa, assim como Berlim (81) e Düsseldorf (92). As cidades no Reino Unido registaram quedas modestas, entre elas Birmingham (135), que caiu sete posições, Belfast (158) que caiu seis, e Londres (23) que sofreu uma quebra de quatro lugares.

“Apesar do aumento moderado de preços em grande parte das cidades europeias, as moedas europeias enfraqueceram face ao dólar, o que levou grande parte das cidades a baixar no ranking,” explica Tiago Borges, “Além disso, outros fatores como segurança e a preocupação com o cenário económico, tiveram impacto na região.”

Tel Aviv (15) continua a ser a cidade mais cara para expatriados no Médio Oriente, seguida do Dubai (21), Abu Dhabi (33) e Riade (35). Cairo (166) mantém-se como a cidade menos cara da região.

Apesar de sair do top 10 das cidades mais caras para expatriados, N’Djamena (11) permanece como a  cidade africana mais bem posicionada no ranking. Atrás encontram-se Victoria (14), que subiu sete lugares e Kinshasa (22) que subiu quinze. Libreville (24) caiu seis posições. A cair uma posição, está Tunes (209) na Tunísia, que se posiciona no ranking enquanto a cidade menos cara na região e no Mundo. Curiosamente Luanda, que já foi considerada a cidade mais cara do Mundo desce 20 posições e está agora na posição 26.

Ásia Pacífico

Do top 10 das cidades mais caras deste ano, 8 encontram-se na Ásia devido, em parte, a um forte mercado imobiliário. Hong Kong (1) permanece a cidade mais cara para expatriados, tanto na Ásia como no Mundo, devido ao mercado imobiliário e à moeda, que está ligada ao dólar americano, provocando o aumento do custo no alojamento local. Este centro global financeiro é seguido por Tóquio (2), Singapura (3), Seoul (4), Shangai (6), e Ashgabat (7), no Turquemenistão.

Bombaim (67) é a cidade mais cara da Índia, seguida de Nova Deli (118) e Chennai (154). Bangalore (179) e Calcutá (189) são as cidades indianas menos caras. Ainda na Ásia, Banguecoque (40) subiu doze posições no ranking em comparação com o ano passado. Hanói (112) e Jacarta (105) também subiram no ranking, vinte e cinco e doze lugares, respetivamente. Bisqueque (206) e Tashkent (208) permanecem como as cidades menos caras para expatriados na região.

As cidades australianas continuaram a cair no ranking devido à desvalorização da moeda local face ao dólar americano. Sydney (50), a cidade australiana mais cara para expatriados, caiu vinte e uma posições. Melbourne (79) e Perth (87) caíram vinte e um e vinte e seis posições, respetivamente.

A Mercer desenvolve estudos individuais referentes ao custo de vida e ao custo de arrendamento para cada uma das cidades analisadas. Para mais informações sobre os rankings das cidades visite o site https://mobilityexchange.mercer.com/Insights/cost-of-living-rankings. Para adquirir cópias de relatórios e cidades específicas consulte https://mobilityexchange.mercer.com/multinational-approach-cost-of-living-data ou fale connosco através do número +351 21 311 37 75.

Nota aos editores

A lista de rankings é fornecida aos jornalistas para referência e não deve ser publicada na sua totalidade. O top 10 e as 10 últimas cidades da lista podem ser reproduzidas numa tabela.

Os valores envolvidos nas comparações feitas sobre o custo de vida e do arrendamento de alojamento, fornecidos pela Mercer, têm por base um estudo realizado em março de 2019. As taxas de câmbio em vigor nesse período e o conjunto de bens e serviços internacionais da Mercer foram usados como medidas base.

Os governos e as empresas usam os dados deste estudo para garantirem o poder de compra dos seus funcionários quando estes são transferidos para o estrangeiro. Os dados referentes aos custos de arrendamento de alojamento são usados para avaliar os subsídios de habitação que serão atribuídos aos expatriados desse local. A escolha das cidades avaliadas baseia-se na procura que existe para estes dados.

A Mercer oferece consultoria e soluções impulsionadas pela tecnologia que ajudam as organizações  a ir ao encontro das necessidades de saúde, pensões, investimentos e carreira de uma força de trabalho em mudança. Os mais de 23.000 colaboradores da Mercer, encontram-se em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com cerca de 65 mil colaboradores e receita anual de mais de 14 mil milhões de euros, através das suas empresas líderes de mercado, incluindo a Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman e a Marsh & McLennan ajudam os clientes a conseguir atuar num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.

Em Portugal desde 1993 conta com uma equipa de 450 profissionais e está presente em Lisboa e no Porto. Em 2017, a Mercer adquiriu a Jason Associates com o objetivo de complementar os serviços e ser capaz de responder ao mercado com a ambição de capacitar as organizações para a missão complexa e apaixonante de gerir e desenvolver pessoas.

Para mais informações visite www.mercer.pt ou siga-nos no Twiter @Mercer ou no Linkedin https://www.linkedin.com/company/mercer-portugal

Para mais informações contacte www.mercer.pt

Mercer Cost of Living Survey – Worldwide Rankings 2019

(Mercer international basket, including rental accommodation costs)