Global Talent Trends 2019 | Mercer

Estudo Mercer - Global Talent Trends 2019

Estudo Mercer - Global Talent Trends 2019

  • 23 de abril de 2019
  • Portugal, Lisboa
  • Burnout surge no top cinco das preocupações dos executivos
  • Cerca de 73% dos executivos preveem uma disrupção significativa nos seus negócios nos próximos 3 anos, em oposição aos 26% em 2018
  • Apenas 1 em cada 3 executivos avalia a sua empresa como bastante eficiente no que se refere à mitigação de riscos associada aos recursos humanos
  • 1/3 dos colaboradores está preocupado em ver a sua função substituída por IA ou automatização
  • Segurança no trabalho é uma das principais razões pelas quais os colaboradores se juntaram à sua empresa e a principal razão para ficarem, mas valorizam cada vez mais flexibilidade de horário e benefícios de saúde e bem-estar.

De acordo com o estudo Global Talent Trends 2019 da consultora Mercer, quase três quartos (73%) dos executivos prevêem uma transformação significativa nos próximos 3 anos, em comparação com 26% em 2018. À medida que os executivos procuram  tornar as suas organizações “future-fit”, os riscos associados às pessoas – incluindo a capacidade em adequar as novas competências necessárias para o negócio e ultrapassar o cansaço provocado pela rápida mudança – podem ser um entrave no progresso da transformação. Fazer face a estas preocupações é fundamental, visto que apenas um em cada três executivos classifica a sua empresa como muito eficiente no que se refere à mitigação dos riscos associados às pessoas.

“Ao longo dos últimos anos, as organizações passaram da antecipação à ação no que se refere à preparação do futuro do trabalho. Contudo, é crítico equilibrar os processos de mudança e implementar uma estratégia de transformação eficiente, de forma a evitar confundir as pessoas com tanta mudança, inundando-as com processos infindáveis, levando-as muitas vezes à exaustão e alienação relativamente aos valores e ao propósito da organização,” comenta Pedro Brito, Partner da Mercer.

Com o clima de incerteza dos dias de hoje, os colaboradores procuram estabilidade. O estudo da Mercer revela que a segurança no trabalho é uma das três razões principais pelas quais os colaboradores se juntaram à sua empresa, e a principal razão pela qual ficam. Entenda-se segurança no sentido mais lato, incluindo também segurança emocional. Além disso, a flexibilidade de horário e a preocupação da empresa com o bem-estar do colaborador são dois fatores chave na retenção. Paralelamente, o redesenho exponencial das funções, leva a que um em três colaboradores esteja preocupado em ver a sua função substituída por IA ou pela automatização. É duas vezes mais provável que os colaboradores com níveis de produtividade e crescimento mais elevados, descrevam o seu papel como “focado nas relações” e o seu ambiente de trabalho como “colaborativo”

“O futuro do trabalho exige cada vez maior conectividade entre as pessoas e não apenas com tecnologia, criar um ambiente de trabalho apelativo onde as pessoas queiram ESTAR e não apenas IR, construir uma identidade coerente com os valores e ações, estimular ligações, e utilizar a informação para personalizar a experiência,” refere Pedro Brito.

O estudo da Mercer identificou quatro tendências chave que as empresas líderes de mercado estão a explorar em 2019: Alinhamento do trabalho ao valor do futuro; Desenvolvimento da ressonância da marca; Curadoria da experiência de trabalho; Transformação liderada pelo talento.

Alinhamento do trabalho ao valor do futuro

A Inteligência Artificial e automatização continuam a transformar os negócios e as organizações – 60% das empresas planeiam automatizar mais trabalho nos próximos 12 meses. Simultaneamente, os executivos apontam o redesenho das funções como a área de investimento em Talento com maior potencial de retorno de investimento, e 65% dos colaboradores exigem maior clarificação na definição de responsabilidades. O desafio para a gestão de recursos humanos é construir uma estratégia integrada e focada nas pessoas (uma abordagem implementada quatro vezes mais por empresas com elevado crescimento) e potenciar a análise de dados para uma tomada de decisão rigorosa e alinhada com a dimensão e planos da organização – contudo de acordo com o estudo, apenas um terço das empresas tem dados fiáveis sobre do impacto no negócio das suas estratégias. “A chave é alinhar funções e pessoas para onde o valor está a ser criado, e permitir um mecanismo para recompensar comportamentos e competências para o ‘future-fit’,” partilha Pedro Brito.

Desenvolvimento da ressonância da marca

O que importa para os colaboradores e pessoas que procuram emprego é a forma como as empresas gerem o seu negócio e defendem os valores da sua marca. Mas nem sempre as linhas entre a marca percepcionada pelo consumidor e a proposta de valor para as pessoas estão alinhadas. Empresas com sucesso asseguram que a proposta de valor da sua marca esteja refletida em todos os segmentos da sua força de trabalho. A política de compensação total de uma organização é a área onde os valores da marca podem brilhar: é quatro vezes mais provável que colaboradores com níveis de produtividade e crescimento elevados trabalhem para uma empresa que assegura equidade nas decisões de pagamento e promoção (78% vs. 18%).

Curadoria da experiência de trabalho

Uma experiência de trabalho eficaz e relevante é essencial para reter talentos. De acordo com o estudo da Mercer, é três vezes mais provável que colaboradores com níveis de produtividade e crescimento elevados trabalhem para uma organização que permita tomadas de decisão rápidas (81% vs. 26%) e que ofereça ferramentas e recursos para que estes desempenhem o seu trabalho eficientemente (82% vs. 30%). Planos de desenvolvimento de carreira simplificados e personalizados são pedidos por parte dos colaboradores – mais de metade (56%) dos colaboradores pretendem uma formação adequada para os ajudar a desenvolver as suas competências e prepará-los para as futuras funções. A tecnologia desempenha um papel fundamental – é duas vezes mais provável que empresas com elevado crescimento ofereçam uma experiência digital total aos seus colaboradores em comparação com empresas com crescimento moderado.

Transformação liderada pelo talento

Para assegurar que o talento está no centro da mudança, os Recursos Humanos devem ter uma voz ativa no processo de transformação do negócio. O estudo deste ano concluiu que 61% dos responsáveis de RH foram envolvidos no planeamento da implementação de grandes projetos de mudança e 54% envolvidos na execução desses planos. Mas, apenas dois em cada cinco responsáveis de RH participaram na fase de produção da ideia em iniciativas de transformação. Os RH consideram a moral do colaborador como uma importante barreira para que as mudanças aconteçam: “atrito” e a “quebra de confiança” são dois dos principais desafios para este ano. “Estas conclusões apontam para a necessidade de desenhar os processos de transformação centrados nas pessoas e garantir melhores métricas para perceber como as pessoas estão a viver e abraçar a mudança,” refere Pedro Brito.            

O estudo Global Talent Trends 2019 da Mercer partilha insights de mais de 7.300 executivos, responsáveis de RH, e colaboradores de nove indústrias chave e dezasseis geografias em todo o mundo. Para download da totalidade do estudo visitar https://www.mercer.pt/our-thinking/career/global-talent-hr-trends-2019.html.

 

 

Sobre a MERCER

A Mercer fornece aconselhamento e soluções impulsionadas pela tecnologia que ajudam as organizações a ir ao encontro das necessidades de saúde, pensões, investimentos e carreira de uma força de trabalho em mudança. Os mais de 23.000 colaboradores da Mercer, encontram-se em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com cerca de 65 mil colaboradores e receita anual de mais de 14 mil milhões de euros, através das suas empresas líderes de mercado, incluindo a Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman e a Marsh & McLennan ajudam os clientes a conseguir atuar num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.

Em Portugal desde 1993 conta com uma equipa de 450 profissionais e está presente em Lisboa e no Porto. Em 2017, a Mercer adquiriu a Jason Associates e criou uma nova marca Mercer | Jason Associates, cuja ambição é capacitar as organizações para a missão complexa e apaixonante de gerir e desenvolver pessoas.

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