Mercer | Jason Associates prepara pais e mães para o mercado de trabalho

Mercer | Jason Associates junta-se à Associação Vida Norte para promover a autonomia na empregabilidade de pais e mães do concelho do Porto

Mercer | Jason Associates prepara pais e mães para o mercado de trabalho

  • 8 de maio de 2018
  • Portugal, Lisboa

A Mercer | Jason Associates, que atua nas áreas de gestão de talento, assessment, desenvolvimento de competências e arquitetura humana, comunicação, engagement e cultura organizacional, junta-se à Associação Vida Norte para promover a autonomia na empregabilidade de pais e mães do concelho do Porto, com trajetórias académicas e profissionais muito diversas, no âmbito do programa RUMO. Este programa, cuja 1ª edição teve início em janeiro deste ano, conta com 10 elementos que participaram ativamente numa primeira fase de capacitação e que se encontram agora na fase de aproximação ao mercado de trabalho.

A Vida Norte é uma Associação que tem como principal missão apoiar grávidas e bebés em situação de fragilidade. O Programa Rumo tem como principal objetivo a capacitação de mães e pais da Vida Norte em competências chave para o mercado de trabalho, facilitando o seu contacto com potenciais empregadores. O Programa Rumo surge no âmbito do eixo Autonomia e Empregabilidade do projeto Escola com Vida, vencedor do Prémio BPI Solidário 2017.

A Mercer | Jason Associates foi responsável pelo plano de capacitação desta 1.ª edição, promovendo, ao longo de 8 semanas, o reforço de competências em diversas áreas, tais como: autoconhecimento, autoestima, imagem profissional, comunicação da proposta de valor, saber estar em situação de entrevista e comportamentos críticos no trabalho. Os impactos percebidos deste programa, a partir do testemunho dos próprios participantes, passam pela valorização pessoal, o derrubar de crenças limitadoras, sentindo-se mais capacitados e confiantes para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

Segundo Joana Fernandes, Senior Consultant da Mercer Jason Associates e Gestora do Projeto, “O balanço destes primeiros meses do Programa Rumo é muito positivo. É com muito gosto e alegria que temos vindo a trabalhar a confiança e as competências de empregabilidade destes Pais, ajudando-os a estarem melhor preparados para a próxima etapa. Acreditamos que todas as pessoas têm talento, apenas é necessário descobri-lo e potenciá-lo. Temos o grande objetivo de capacitarmos os participantes, de forma a acrescentarem real valor à empresa onde forem integrados.

O percurso dos 10 Talentos ao longo do programa Rumo consiste em 5 etapas:

  • Etapa 1: Conversa Exploratória – Momento em que os talentos chegam à Associação Vida Norte e têm uma conversa/entrevista para exploração do percurso pessoal, formativo e profissional.
  • Etapa 2: Programa de Capacitação – Formação e desenvolvimento através de workshops e sessões individuais de coaching que promovam maior autonomia e preparação para o mercado de trabalho.
  • Etapa 3: Comunicar ao Mercado – Partilha do perfil de cada Talento com as empresas presentes na bolsa de potenciais empregadores.
  • Etapa 4: Entrada no Mercado – Integração dos participantes no mercado de trabalho.
  • Etapa 5: Entrevista de Follow-Up – Acompanhamento contínuo após a entrada no mercado de trabalho.

O acompanhamento próximo e a capacitação para a empregabilidade foram as principais necessidades que quisemos colmatar com a criação do programa Rumo, em conjunto com a Mercer | Jason Associates. O nosso foco e união de esforços passa pela criação de ferramentas que permitam a aproximação dos talentos às empresas”, refere Mafalda Teixeira Bastos, Responsável de Fundraising e Comunicação da Associação Vida Norte.

As áreas de interesse de empregabilidade destes primeiros 10 talentos incidem sobre as áreas de: administração, logística, transporte de mercadorias, segurança/vigilância, comércio, hotelaria e restauração.

A adesão e os resultados positivos do programa criam excelentes perspectivas e expectativa quanto à próxima edição do Rumo, prevendo-se que a mesma arranque em  março de 2019.

 

>> Veja o vídeo

 

Sobre a Mercer

A Mercer fornece aconselhamento e soluções impulsionadas pela tecnologia que ajudam as organizações  a ir ao encontro das necessidades de saúde, pensões, investimentos e carreira de uma força de trabalho em mudança. Os mais de 23.000 colaboradores da Mercer, encontram-se em 44 países e a empresa atua em mais de 130 países. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com cerca de 65 mil colaboradores e receita anual de mais de 14 mil milhões de euros, através das suas empresas líderes de mercado, incluindo a Marsh, Guy Carpenter e Oliver Wyman e a Marsh & McLennan ajudam os clientes a conseguir atuar num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.

Em Portugal desde 1993 conta com uma equipa de 450 profissionais e está presente em Lisboa e no Porto. Em 2017, a Mercer adquiriu a Jason Associates e criou uma nova marca Mercer | Jason Associates cuja ambição é capacitar as organizações para a missão complexa e apaixonante de gerir e desenvolver pessoas.

Para mais informações visite www.mercer.pt ou siga-nos no Twiter @Mercer ou no Linkedin.

Para mais informações contacte www.mercer.pt

Associação Vida Norte

A Vida Norte é uma IPSS que atua nos concelhos do Porto e Braga. Tem como principal missão apoiar grávidas e bebés em situação de vulnerabilidade, através de um acompanhamento de proximidade.
Atualmente a instituição acompanha uma média de 100 grávidas e famílias por mês, desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, trabalhando ao nível da Capacitação para que findo este período a Mãe possa, de forma autónoma, dar seguimento a um projeto familiar estruturado e feliz.
A Vida Norte trabalha diariamente para que todos os bebés tenham oportunidade de nascer e crescer num ambiente protegido, com afeto e dignidade.

http://vidanorte.org/
 

INFORMAÇÃO