Conferência sobre Igualdade de Género

Mercer realiza conferência sobre Igualdade de Género

• 12 de Março de 2015
  • Lisboa, Portugal

A Mercer Portugal, consultora nas áreas de talentos, benefícios, pensões e investimentos, realizou recentemente, no Pestana Palace Hotel, em Lisboa, uma conferência sobre igualdade de género – When Women Thrive, Business Thrive, onde foram apresentados dados e iniciativas relacionadas com a temática.

Women@Mercer Portugal

Nélia Câmara, gerente da Mercer Portugal, começou por apresentar a iniciativa Women@Mercer Portugal, destacando o projeto desenvolvido pela empresa a nível interno. Trata-se de uma iniciativa que tem como principais objetivos dar maior visibilidade ao tema internamente, criar mais oportunidades na Mercer para as mulheres, oferecer práticas para a conciliação entre trabalho-família, desenvolver formações específicas dedicadas especialmente às mulheres, estabelecer parcerias com outras entidades, bem como apresentar uma monitorização regular da percentagem de homens versus mulheres que são promovidos ou que se situam em determinado cargo a nível interno.

Estudo Mercer – When  Women Thrive, Business Thrive

Já no painel seguinte, Nicole Weiner, partilhou os resultados do estudo global da Mercer When Women Thrive, Business Thrive, realizado em colaboração com a EDGE Certified Foundation, anunciando também algumas práticas que as organizações podem adotar para desenvolver e monitorizar estratégias efetivas que promovam a Igualdade de Género, sendo que uma das principais conclusões anunciadas prende-se com o fato de as mulheres continuarem a não progredir nas suas carreiras como seria de esperar, representando apenas 41% da força de trabalho no mundo.

Programa Connect to Success

Por outro lado foi ainda apresentado o programa Connect to Success, um programa diferenciador promovido pela Embaixatriz dos Estados Unidos da América (Portugal), Kim Saywer. Este projeto consiste num programa de mentores e “mentees”, com o objetivo de ajudar mulheres empreendedoras a desenvolverem as suas próprias PME’s. Estas mulheres terão o apoio de empresas experientes que conhecem bem as dificuldades de mercado português e internacional e que têm competências em diversas áreas tais como: financeira, marketing, vendas e estratégia de negócio.

IGEN – Fórum Empresas para a Igualdade de Género

Já Joana Gíria, da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, destacou que embora o quadro legislativo português seja tido como bem estruturado e construído, como evoluído e bem sustentado, como regulador e promotor da igualdade de género, persistem ainda desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho. A igualdade de género, para além de ser um direito deve ser encarada como um valor. Nesse sentido a CITE impulsionou a criação do IGEN – Fórum Empresas para a Igualdade de Género, que consiste numa associação de empresas apostadas na incorporação de medidas e práticas impulsionadoras da igualdade de género no mercado de trabalho português.

O Papel da Mulher na Gestão

Já António Ramalho, Presidente do CA conjunto da Estradas de Portugal, SA e da REFER, EPE, abordou o tema do papel da mulher na gestão, destacando que a incompatibilidade entre o sistema educativo, onde as mulheres predominam, versus sistema profissional, que mantem um carater predominantemente masculino e a respetiva falha de alinhamento, acentua o “gap” de carreira e reduz o acesso feminino à alta direção, concluindo que o ajustamento não é desejável, é necessário.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de colocar questões sobre o tema, bem como ter acesso a algumas medidas que podem e devem ser desenvolvidas a nível nacional, bem como empresarial sobre este tema, no sentido de se verificar uma maior igualdade entre os géneros a nível profissional, não só em Portugal como em todo o mundo.

A Mercer é líder global em serviços de consultoria nas áreas de talentos, benefícios, pensões e investimentos. A Mercer ajuda os seus clientes a promover o bem estar e desempenho do seu activo mais importante – As Pessoas.
Os 20.000 colaboradores da Mercer estão distribuídos por 43 países.
A Mercer faz parte do grupo Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), composto por empresas que oferecem as melhores soluções nas áreas de Risco, Estratégia e de gestão de Recursos Humanos. O volume de negócios anual do Grupo Marsh & McLennan Companies ultrapassa os 11.000 milhões de dólares e conta com mais de 53.000 colaboradores.
Deste grupo fazem também parte a Marsh, líder mundial em corretagem de seguros e gestão de riscos; a Guy Carpenter, líder mundial em serviços de riscos e corretagem de resseguros; e a Oliver Wyman, líder mundial em consultoria estratégica.
Em Portugal (Lisboa e Porto) desde 1993, a Mercer conta com uma equipa com mais de 160 profissionais que desenvolvem soluções para os desafios específicos dos seus clientes a nível local e global.

Para mais informações siga-nos no Twiter @MercerInsights ou no Linkedin https://www.linkedin.com/company/mercer-portugal