Estudo Mercer sobre Custo de Vida

 

Como determinar a compensação para colaboradores que trabalham em outras localizações? Qual o impacto criado pela pandemia nos custos de gestão de expatriados?

 

O estudo Mercer Custo de Vida ajuda as organizações a definir as suas estratégias de compensação para uma força de trabalho cada vez mais diversa e global. 



As três cidades mais caras


Asgabat, Hong Kong e Beirute estão este ano no topo das cidades mais caras para colaboradores expatriados!

O que infuencia o poder de compra?


Flutuações da taxa de câmbio e disponibilidade de bens e serviços têm impacto no poder de compra dos colaboradores expatriados.

Bens de consumo mais populares durante a pandemia


Hong Kong, São Paulo e Moscovo estão entre as cidades em que se verificou uma descida de preço dos bens essenciais.

Ser mais acessível é sempre melhor?


O custo de vida é apenas um dos fatores que deverá considerar na gestão de expatriados, mas como este fator se conjuga com a qualidade de vida?




Destaques


 

Ashgabat está este ano no topo das cidades mais caras para colaboradores expatriados, seguindo-se Hong Kong e Beitute. A capital Libanesa subiu 42 posições no ranking deste ano, justificado em certa medida pela instabilidade política dos últimos anos. A pandemia de COVID-19 e a explosão do porto de Beirute amplificaram os problemas económicos, causando uma subida sem precedentes da inflação. 

 

Comparando com o ano passado, Toquio e Zurique desceram uma posição - para a quarta e quinta posição respetivamente. Outras cidades no top 10 do ranking de custo de vida são Shangai (6), Singapura (7), Geneva (8), Beijing (9) e Berna (10). Por outro lado, as cidades menos dispendiosas para colaboradores expatriados de acordo com o estudo da Mercer são Tbilisi (207), Lusaka (208) e Bishkek (209). 

 

Consulte o nosso press para consultar mais insights por região.

 

 

O impacto da COVID-19 no custo da mobilidade internacional


 

A crise de COVID-19 acelerou a mudança de práticas e tendências de mobilidade internacional, obrigando as empresas a repensarem as suas estratégias de gestão dos seus expatriados num mundo pós pandemia. De acordo com o estudo Mercer sobre Práticas e Políticas de mobilidade internacional, os custos elevados continuam, a ser o principal obstáculo à mobilidade. As empresas estão à procura de soluções para substituir as tradicionais missões a longo prazo por alternativas de mobilidade menos dispendiosas, tais como transferências “one-way”, missões a curto termo e contratação local/internacional de estrangeiros. As organizações tentam agora também missões virtuais. 

Ao mesmo tempo, o trabalho remoto e o híbrido — inicialmente forçado pela pandemia — têm ganho popularidade como uma opção para os colaboradores, que esperam trabalhar a partir de qualquer lado. Com o aumento do trabalho remoto e o aumento de pedidos dos colaboradores para mudanças de localização, compreender o custo de vida nas diferentes localizações é crucial para as empresas prepararem pacotes de remuneração e comunicar de forma eficaz a colaboradores preocupados com o seu poder de compra noutra localização. 

 

O nosso estudo sobre Custo de Vida destaca a importância de monitorizar as flutuações das taxas de câmbio e avaliar a pressão da inflação e da deflação sobre os bens, serviços e alojamento nas localizações onde operam. Mas os últimos dados mostram que houve poucas variações resultantes da pandemia devido às várias medidas tomadas pelos governos ao redor do mundo, tal como a redução de impostos por um período de tempo.

 

Clique aqui para saber como poder gerir os seus colaboradores expatriados no pós COVID-19.




Bens de consumo mais populares durante a fase da pandemia


A Mercer conduziu uma análise especial sobre a categoria de bens de consumo que sofreram um ligeiro aumento da procura à medida que a pandemia mudava os hábitos de consumo. A nossa análise do preço foca-se em três categorias principais, que incluem a comida de conforto, artigos de limpeza e entretenimento em casa.

Os preços destes bens essenciais nas diferentes localizações e como estes variaram no último ano são demonstrados no vídeo.



Informação do estudo Mercer sobre Custo de Vida

 

O ranking anual sobre custo de vida  é baseado no estudo Custo de Vida - um dos mais reconhecidos e abrangente do seu género, com mais de 400 cidades incluidas. Efetuado duas vezes por ano, este estudo é desenhado para ajudar multinacionais e entidades governamentais ao redor do mundo a determinar as estratégias de compensação para os seus colaboradores expatriados.

 

Quais os fatores que determinam o custo de vida?

 

Além de avaliar mais de 200 bens e serviços, o estudo Mercer Custo de Vida destaca fatores essenciais — tal como flutuações da taxa de câmbio, inflação e instabilidade dos preços de alojamento — na determinação dos pacotes para expatriados.

 

O Índice geral sobre Custo de Vida reflete o custo de mais de 200 artigos nas seguintes categorias:

Alimentação

Cuidado pessoal

Alcool e tabaco

Bens essenciais

Roupa e calçado

Bens utilitários - Ver soluções relacionadas

Serviços domésticos

Recreação e entretenimento





Quão atrativa é a sua cidade?


O Custo de Vida é um dos fatores chave que podem influenciar os pacotes de mobilidade internaciona.

Contudo, para ganhar vantagem competitiva na guerra de talento global, na pressão de investimento estrangeiro e de outros temas de negócio, as empresas precisam encontrar o equilíbrio entre a contenção de custos, a experiência do colaborador e as necessidades de negócio. Há muis factores adicionais a considerar quando seleciona uma localização. Fatores tais como doença e condições sanitárias, segurança, educação, clima, e isolamento afetam com frequência o sucesso de uma missão de expatriamento e no seu investimento. 

Saiba quais as cidades que oferecem uma melhor relação entre qualidade e custo de vida: 





O estudo Mercer sobre Qualidade de vida oferece informação objetiva sobre os padrões de vida para colaboradores expatriados. Este estudo disponibiliza dados essenciais para as organizações, colaboradores, entidades governamentais, e autoridades locais que procuram aumentar a atratividade para talento externo, negócio e investimento.




Fale com o seu consultor local de Mobilidade Internacional 

2021 Cost of Living City Ranking

O Ranking de 2021 sobre Custo de Vida destaca os resultados de 209 cidades nos cinco continentes, medindo comparativamente 200 itens em cada localização.

*Campo Obrigatório