Estudo Global Talent Trends 2022-2023 

Descubra como as organizações estão a aproveitar a oportunidade para redesenhar o trabalho, a forma como trabalhamos e o local de trabalho.

Estudo Global Talent Trends 2022-2023

Este ano conheça os resultados globais e os de Portugal, através do relatório específico do nosso País.

As organizações mais focadas nas pessoas têm mais sucesso e criam um futuro mais brilhante

Este é um momento de oportunidade: utilizar o que aprendemos com a pandemia e criar agora um negócio mais resiliente, sustentável e alinhado com as novas formas de trabalhar. As organizações mais focadas nas pessoas estão a recuperar a alegria do trabalho e a criar um futuro mais brilhante para todos.

No ano passado, quase 11 000 executivos, líderes de RH e colaboradores disseram-nos quais são as suas prioridades. Ouvimos de forma clara que as organizações mais focadas em pessoas estão a liderar o caminho para remodelar o trabalho, a forma como e onde trabalhamos. Onde se concentram? O estudo este ano mostra como as organizações se posicionam nas cinco tendências identificadas: Estão constantemente a redefinir a relevância, a descobrir novas formas de trabalhar em parceria, a alcançar resultados de bem-estar total, a construir a empregabilidade e a aproveitar a energia coletiva para impulsionar uma mudança transformadora.

De acordo com 2474 líderes de RH a nível global, estes esforços continuam em 2023. Reconhecem que, mesmo diante da incerteza sociopolítica e económica, estas prioridades devem permanecer na frente e no centro para que as organizações e os indivíduos prosperem. 

Está a sua organização preparada para o fututuro?

pandemia ensinou-nos a importância de sermos resilientes – tanto para as organizações como para as pessoas. O ano de 2023 continuará a ser um ano de transformação e, claro está, novos desafios surgirão como consequência de novos contextos. Os RH continuarão a ser um elemento chave na estratégia de qualquer negócio.
Organizações focadas nas suas pessoas estão a definir a forma como interagem com os seus colaboradores e como contribuem para a sociedade. Elas estão a desafiar o legado de criação de valor e a contruir um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.

Os eventos dos dois últimos anos deixaram uma marca muito forte nos investidores, colaboradores e comportamento dos consumidores. A nova realidade – mais diferenciada e personalizada – exige uma redefinição de prioridades e novas competências relacionadas com o ouvir, aprender e adaptar de forma a identificar e corrigir necessidades não satisfeitas. As empresas que não se adaptarem perderão a capacidade de angariar capital, atrair e reter talentos e manterem-se relevantes. As organizações que se focam nas pessoas estão a fazer ouvir a sua voz no que defendem e a definir padrões de “bom trabalho” que refletem os valores de todas as suas partes interessadas. Eles ouvem incansavelmente o que impulsiona o comportamento dos consumidores e colaboradores e criam culturas e práticas que se adaptem à nova realidade.

As pessoas já não querem trabalhar para uma empresa; querem trabalhar com uma empresa. O futuro do trabalho depende de modelos de talento mais horizontais e de networking, alimentados por uma força de trabalho mais flexível e dispersa a nível global. Isto representa uma mudança no contrato de trabalho, que só terá sucesso se todos sentirem que estão a obter um acordo justo. Em resposta, as organizações mais abertas estão a desenvolver uma mentalidade de parceria em todo o seu ecossistema. Estão a criar resiliência no negócio ao incluir equidade e inclusão nos seus modelos de gestão de talentos, a aceder a pools de talentos mais amplas e diversificadas e a construir redes de fornecedores e parceiros mais robustas. Hoje em dia, "ser parceiro" em vez de "liderar" pode ser a maior vantagem competitiva de uma empresa.

A pandemia expôs algumas lacunas na saúde e economia, destacando que a acessibilidade a custos mais reduzidos já não é suficiente. O ROI dos benefícios já não é medido como um Retorno do Investimento, mas sim com uma abordagem mais centrada no fator humano - Retorno do Indivíduo. Esta abordagem atribui maior responsabilidade às organizações para saber até que ponto os seus colaboradores estão emocionalmente, fisicamente, socialmente e financeiramente saudáveis. As organizações focadas nas pessoas incentivam ativamente comportamentos de trabalho saudáveis, gratificantes e sustentáveis e oferecem apoio personalizado durante momentos importantes.

O desvio que existe entre a oferta e a procura de competências realçou o papel que as organizações desempenham não só em garantir a sua própria sustentabilidade, mas também de garantir a empregabilidade das suas pessoas. A pandemia acelerou a importância dos modelos de talento baseado na capacitação e desenho do trabalho mais ágil quando preparamos a força de trabalho do futuro. Mais do que nunca, as organizações estão a incutir uma mentalidade de aprendizagem ao longo da vida, democratizando oportunidades de trabalho e ajudando trabalhadores de todas as origens e gerações a abrir caminho para a prosperidade.

O “futuro do trabalho” tem sido um tópico recorrente– mas tal como o próprio nome indica, tem sido sempre visto como uma medida a longo prazo. A pandemia acelerou o cronograma e aumentou exponencialmente a importância em adotar novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e novas tecnologias. Ideias que anteriormente enfrentaram alguma resistência, ceticismo e relutância, são agora a solução para alguns dos maiores desafios dos nossos tempos – e mesmo estando as pessoas exaustas, conseguem ao mesmo tempo estar mais otimistas. Agora, as empresas têm uma oportunidade única de desbloquear a energia coletiva, garantindo que a agenda de transformação está centrada na experiência do colaborador e para redesenhar o trabalho, a forma como trabalhamos e o local de trabalho para uma nova era.

As prioridades para responsáveis de RH variam de acordo com a geografia e o setor  

Resultados Top 10
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Prioridades dos responsáveis de RH para 2023 por região

Dado o atual clima económico, onde irá investir em 2023? [10 principais resultados]

Listar por região

Global: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Melhorar as políticas de compensação total, 6. Investir em re/qualificação, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Garantir que são representados grupos diversos

América do Norte: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Proporcionar total bem-estar, 3. Melhorar as políticas de compensação total, 4. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 5. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 6. Repensar as nossas práticas de compensação, 7. Cumprir os compromissos com ESG,  8.  Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível, 9. Garantir a representação de grupos diversos, 10. Investir em re/qualificação

América Latina: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores 2. Implementar automação, 3. Proporcionar bem-estar total, 4. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 5. Redesenhar o trabalho, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Investir em re/qualificação, 8. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível, 9. Garantir que são representados grupos diversos, 10. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho

Pacífico: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Proporcionar bem-estar total, 4. Investir em re/qualificação, 5. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Garantir que são representados grupos diversos, 8. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível, 9. Repense as nossas práticas de remuneração, 10. Redefinir a marca de empregador

Médio Oriente e Norte de África: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar as políticas de compensação total, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Investir em re/qualificação, 6. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 7. Implementar automação, 8. Proporcionar bem-estar total, 9. Redefinir a marca de empregador, 10. Redesenhar as operações de RH

Europa: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Repensar as nossas práticas de compensação, 4. Investir em re/qualificação, 5. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Reimaginar o posicionamento da marca, 9. Redesenhar o trabalho, 10. Cumprir os compromissos ESG

África: 1. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 2. Investir em re/qualificação, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Proporcionar bem-estar total, 5. Repensar as nossas práticas de compensação, 6. Desenvolver a tomada de decisões centradas nas pessoas, 7. Melhorar a experiência dos colaboradores, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Melhorar as políticas de compensação total, 10. Redefinir a marca de empregador

Ásia: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Repensar as nossas práticas de compensação, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Melhorar as políticas de compensação total, 5. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 6. Investir em re/qualificação, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Garantir que são representados grupos diversos

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As prioridades para 2023 para os Responsáveis de RH variam consoante o setor de atividade

Dado o clima económico, onde irá investir em 2023? [10 principais resultados]

Listar por setor

Total: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Melhorar as políticas de compensação total, 6.    Investir em re/qualificação, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Garantir que são representados grupos diversos                                                                                                    

Automóvel: 1. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 2. Melhorar a experiência dos colaboradores, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Melhorar as políticas de compensação total, 5. Repensar as nossas práticas de compensação, 6. Investir em re/qualificação, 7. Redesenhar o trabalho, 8. Proporcionar bem-estar total, 9. Garantir que são representados grupos diversos, 10. Desenvolver a tomada de decisões centradas no ser humano

Produtos químicos: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Redesenhar o trabalho, 5. Proporcionar bem-estar total, 6. Investir em re/qualificação, 7. Garantir que são representados grupos diversos, 8. Repensar as nossas práticas de compensação, 9. Cumprir os compromissos ESG, 10. Melhorar as políticas de compensação total

Construção: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Repensar as nossas práticas de compensação, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 5. Melhorar as políticas de compensação total, 6. Proporcionar bem-estar total, 7. Investir em re/qualificação, 8. Implementar automação, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Garantir que são representados grupos diversos

Bens de consumo: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Proporcionar bem-estar total, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Investir em re/qualificação, 5. Repensar as nossas práticas de compensação, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Implementar automação

Educação: 1. Repensar as nossas práticas de remuneração, 2. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 3. Redesenhar o trabalho, 4. Melhorar a experiência dos colaboradores, 5. Investir em re/qualificação, 6. Proporcionar bem-estar total, 7. Garantir que são representados grupos diversos, 8. Melhorar as políticas de compensação total, 9. Desenvolver a tomada de decisões centradas no ser humano, 10. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível

Energia: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 3. Melhorar as políticas de compensação total, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 6. Investir em re/qualificação, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Implementar automação, 9. Garantir que são representados grupos diversos, 10. Redesenhar o trabalho

Serviços financeiros: 1. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 2. Melhorar a experiência dos colaboradores, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Proporcionar bem-estar total, 6. Investir em re/qualificação, 7. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível, 8. Redesenhar o trabalho 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Melhorar as políticas de compensação total

Saúde: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Proporcionar bem-estar total, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Reimaginar o posicionamento da marca, 8. Investir em re/qualificação, 9. Redesenhar o trabalho, 10. Garantir que são representados grupos diversos

Segurador: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Implementar automação, 4. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 5. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível, 6. Melhorar as políticas de compensação total, 7. Repensar as nossas práticas de compensação, 8. Proporcionar bem-estar total, 9. Investir em re/qualificação, 10. Cumprir os compromissos ESG

Ciências da Vida: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Melhorar as políticas de compensação total, 6. Proporcionar bem-estar total, 7. Redesenhar o trabalho, 8. Investir em re/qualificação, 9. Garantir que são representados grupos diversos, 10. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível

Logística: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar as políticas de compensação total, 3. Investir em re/qualificação, 4. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 5. Proporcionar bem-estar total, 6. Redesenhar o trabalho, 7. Repensar as nossas práticas de compensação, 8. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Implementar automação

Indústria: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 3. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 4. Investir em re/qualificação, 5. Melhorar as políticas de compensação total, 6. Repensar as nossas práticas de compensação, 7. Garantir que são representados grupos diversos, 8. Implementar automação, 9. Proporcionar bem-estar total, 10. Reimaginar o posicionamento da marca

Serviços Profissionais: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar as políticas de compensação total, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Investir em re/qualificação, 6. Proporcionar bem-estar total, 7. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 8. Redesenhar o trabalho, 9. Evoluir a nossa cultura de trabalho flexível, 10. Cumprir os compromissos ESG

Retalho: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Repensar as nossas práticas de compensação, 3. Melhorar as políticas de compensação total, 4. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 5. Redesenhar o trabalho, 6. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 7. Proporcionar bem-estar total, 8. Investir em re/qualificação, 9. Reimaginar o posicionamento da marca, 10. Desenvolver a nossa cultura de trabalho flexível

Tecnologia: 1. Melhorar a experiência dos colaboradores, 2. Melhorar as políticas de compensação total, 3. Melhorar o planeamento estratégico da força de trabalho, 4. Repensar as nossas práticas de compensação, 5. Desenhar processos de gestão de talento baseados em competências, 6. Proporcionar bem-estar total, 7. Reimaginar o posicionamento da marca, 8. Investir em re/qualificação, 9. Evoluir a nossa cultura de trabalho flexível, 10. Garantir que são representados grupos diversos

Compare a sua estratégia com as melhores práticas de mercado

Organizações focadas nas suas pessoas estão focadas em cinco áreas principais: repensar a relevância, desenvolver a capacidade de adaptação das suas pessoas e processos, a descobrir como podem trabalhar em parceria e lidar com as desigualdades, impulsionar resultados na saúde e bem-estar total dos seus colaboradores, incentivar a empregabilidade e aproveitar a energia para o bem comum.

Como é que a sua organização está a criar novas formas de parceria que sejam relacionáveis, sustentáveis e em sintonia com a forma como as pessoas querem trabalhar?

Compare com as conclusões do estudo deste ano.

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