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Estudo Global Mercer Talent Trends
Calendar17 Janeiro 2018

Participe no Estudo Global Mercer Talent Trends 2018

Este estudo tem como principal objetivo partilhar as principais práticas e tendências que as empresas estão a adotar na gestão dos seus talentos. Vivemos num período de mudança em que estamos diariamente a aprender e a transformar para nos adequarmos ao context do Mercado. Neste sentido, gostaríamos de contar com a sua participação e conhecer quais as oportunidades e desafios que identifica na sua organização sobre este tópico.

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A edição do estudo deste ano reuniu respostas de mais de 400 executivos de topo, mais de 1700 profissionais de RH, e mais de 5400 colaboradores de 20 setores de atividade em 37 países.

Os avanços tecnológicos estão a transformar a cadeia de valor, estão a permitir que pessoas e informação estejam mais facilmente conectadas e que os processos de trabalho tenham de ser redesenhados. Ao mesmo tempo, as  diferenças nas gerações  dos colaboradores e as suas diferentes espectativas de trabalho desafiam o modelo tradicional de emprego. Um tema abrangente sobre “Empowerment” num mundo disruptivo inclui a análise de como os responsáveis de RH, profissionais de recursos humanos e os colaboradores no geral vêm o futuro do trabalho.

Quatro tendências chave da edição de 2017 do estudo.

Crescer pelo redesenho organizacional: Incluir na agenda os fatores de mudança

93% dos executivos planeiam mudar o desenho da sua empresa nos próximos dois anos. Já não se trata de evolução – estar à frente, as organizações estão a transformar as suas estruturas e os seus modelos de trabalho com o objetivo de aumentar a eficiência, agilidade, e obter um melhor conhecimento do cliente. Garantir que as agendas não ficam paradas a meio deste processo de mudança, será crítico para um crescimento sustentável.

Uma mudança no que valorizamos: É necessária uma mudança de paradigma

Uma remuneração justa e competitiva associada a oportunidades de evolução de carreira estão este ano no topo das prioridades dos colaboradores, o que não surpreende dada o atual clima de incerteza e de mudança. No entanto, não se trata apenas de resultados financeiros ou métricas de atividade – 97 dos colaboradores pretendem ser reconhecidos e recompensados pelo conjunto de contributos que dão todos os dias.

Gostaria de saber como estas conclusões variam por setor de atividade? Clique aqui para consultar a análise detalhada.

Um trabalho à minha medida: Personalização da experiência do colaborador

De uma forma geral, os colaboradores esperam que a organização crie postos de trabalho adaptados às suas circunstâncias individuais. As empresas estão a começar a responder a este desafio através de uma abordagem focada no colaborador e por aumentar o trabalho flexível – 63% já têm uma política de trabalho flexível. Os avanços na tecnologia estão a permitir um leque variado de escolhas individuais sem sobrecarregar o departamento de recursos Humanos com trabalho administrativo.

Procura de dados analíticos: Análises preditivas ainda não estão ao alcance de todos

Mesmo com os avanços na tecnologia que facilitam a recolha de dados e a análise em escala, as organizações estão a fazer progressos muito lentos em usar a análise de dados analíticos para tomas decisões informadas sobre as pessoas . Muito poucos são ainda capazes de transformar dados em análises preditivas, e aproximadamente 1 em cada 5 tem apenas ao seu dispor relatórios descritivos básicos e análise de tendência ao longo do tempo.

Fonte: 2017 Global Talent Trends. Clique para aumentar

Três imperativos para ajudar as empresas a dar um salto em frente

Muito se tem falado sobre a capacidade das organizações voltarem atrás quando enfrentam adversidades. Mas a mudança inclui adversidades e oportunidades, razão pela qual a edição do estudo deste ano inclui também conselhos práticos baseados em três imperativos que podem ajudar as organizações a dar o salto em frente.

1. Atrair e reter o talento de amanhã

1 em cada 3 colaboradores estão satisfeitos com a sua atual posição na organização, mas ainda assim estão a planear sair da empresa nos próximos 12 meses.  Como pode garantir que o seu EVP (Earned Value Professional) está profundamente alinhado com o DNA da organização e oferece razões convincentes para atrair novas pessoas ou para manter talentos na empresa.

2. Construir para um futuro desconhecido

Como está a preparar os seus colaboradores para funções que ainda não existem? Como é que está a aproveitar todo o conhecimento institucional e garante que as melhores ideias são trazidas à atenção? Apenas 42% dos colaboradores confirma que as suas organizações dispõem de plataformas de inovação internas.

3. Promover força de trabalho sustentável e próspera

O que é necessário fazer para evoluir no trabalho? 83% dos colaboradores já sentiu que podem ser autênticos no seu trabalho. Mas o que as empresas podem fazer para garantir que todos se sintam energizados e empenhados em contribuir?

  Obtenha a edição de 2017 do estudo Talent Trends
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