Descubra como as empresas estão a criar uma nova visão sobre o trabalho.
Conheça as tendências e prioridades dos novos modelos organizacionais, do impacto da sustentabilidade e as expectativas na forma como as pessoas querem (e precisam) de trabalhar.
Saiba como as organizações de maior sucesso estão a desafiar as abordagens tradicionais e a criar valor e impacto para uma sociedade melhor.
Este ano, estamos perante organizações mais próximas das suas pessoas, que trabalham cada vez mais com parcerias, que procuram mitigar desigualdades e com soluções efetivas para a melhoria do bem-estar das suas pessoas.
Encontre mais informação sobre estas organizações nomeadamente sobre os seus drivers de sucesso.
A pandemia levou as organizações a assumir riscos e a olhar cada vez mais para oportunidades. Sabemos que as pessoas procuram sentir-se realizadas e felizes para redefinir as suas vidas. As organizações têm planos arrojados para se reinventarem, mas estarão realmente concentradas no que realmente fará a diferença?
Saiba a resposta na edição de 2022 do estudo Global Talent Trends
Global Talent Trends 2022 - Video transcript
Um mundo virado ao contrário
exige novas formas de nos relacionarmos
Avós e netos estão ligados através da rede social TikTok®
Os computadores conhecem-nos melhor do que pensamos
Os nossos filhos aprendem a partir de chatbots
Os desfios ainda não terminaram
As organizações precisam de se adaptar
60% dos executivos preocupam-se com o facto do o seu talento poder não regressar ao trabalho
98% das organizações identifica falta de competências
85% dos colaboradores sentem-se em risco de burnout
Voltar a ter o Mundo direito significa …
Refletir nos valores dos colaboradores
82% dos colaboradores espera que as suas empresas façam o que é melhor para a sociedade
Aproveitar o impacto positivo
As expetativas dos colaboradores é que o futuro do trabalho serja mais equilibrado
Fazer com que todos os momentos contem
Organizações com níveis crescimento elevado têm duas vezes mais probabilidade de desenhar a experiência do trabalho nas diferentes personas
Bem-vindo à Era de organizações mais próximas das suas pessoas
Global Talent Trends 2022
Agradecemos aos cerca de 11.000 participantes que fizeram ouvir a sua voz no estudo deste ano. C-suite e Executivos, responsáveis de RH e colaboradores de 16 geografias e de 13 setores de atividade partilharam o que “os mantém acordados à noite” e as suas expetativas quanto ao futuro. As suas perspetivas apontam para a necessidade de ter organizações mais próximas das suas pessoas, que desafiem as noções tradicionais sobre a criação de valor e que redefinam a capacidade de contribuir para uma sociedade melhor.
Explore cada uma das tendências para saber como moldar as agendas de gestão de pessoas durante este ano.
Os eventos dos dois últimos anos deixaram uma marca muito forte nos investidores, colaboradores e comportamento dos consumidores. A nova realidade – mais diferenciada e personalizada – exige uma redefinição de prioridades e novas competências relacionadas com o ouvir, aprender e adaptar de forma a identificar e corrigir necessidades não satisfeitas. As organizações que falhem nesta adaptação irão perder a oportunidade de aumentar o seu capital, atrair e reter talento e manter a sua relevância. As organizações mais próximas das suas pessoas estão a partilhar os valores que representam e a definir padrões de trabalho que refletem os valores dos seus stakeholders. As organizações analisam constantemente o que motiva os seus consumidores e colaboradores, e constroem culturas e práticas ajustáveis.
As pessoas já não querem trabalhar para uma empresa; querem trabalhar com uma empresa.
O futuro do trabalho depende de modelos de talento mais horizontais e de networking, alimentados por uma força de trabalho mais flexível e dispersa a nível global. Isto representa uma mudança no contrato social de trabalho, que irá ser bem-sucedido apenas se todas as partes considerarem que estão a beneficiar. Como resposta, organizações mais próximas das suas pessoas estão a desenvolver no seu ecossistema um mindset de parceria. Estão a criar uma maior resiliência do negócio através da igualdade e inclusão nos seus modelos de talento, acedendo a pools de talento mais alargadas e diversas, e criando redes mais robustas de fornecedores e parceiros. Hoje, “atuar em parceria” em vez de “liderar” poderá ser a maior vantagem competitiva numa empresa.
A pandemia expôs as lacunas na saúde e economia, destacando que a acessibilidade a custos mais reduzidos já não é suficiente. O ROI dos benefícios já não é medido como um Retorno do Investimento , mas sim com uma abordagem mais centrada no fator humano - Retorno do Indivíduo . Esta abordagem coloca o ónus nas organizações para saber até que ponto os seus colaboradores estão emocionalmente, fisicamente, socialmente e financeiramente saudáveis. Organizações mais próximas das suas pessoas apoiam ativamente os resultados de bem-estar dos seus colaboradores ao incentivar comportamentos mais saudáveis, recompensadores e sustentáveis e por oferecer apoio personalizado nos momentos que realmente importam.
A lacuna que existe entre a oferta e a procura de competências realçou o papel que as organizações desempenham não só em garantir a sua própria sustentabilidade, mas também de garantir a empregabilidade das suas pessoas. A pandemia acelerou a importância dos modelos de talento baseado na capacitação e desenho do trabalho mais ágil quando preparamos a força do trabalho do futuro. Mais do que nunca, as organizações estão a incentivar uma abordagem de aprendizagem contínua, democratizando oportunidades de trabalho e ajudando os colaboradores de todos os contextos e diferentes gerações a terem um caminho de prosperidade
O “futuro do trabalho” tem sido um tópico recorrente por muitos anos – mas tal como o próprio nome indica, tem sido sempre visto como uma medida a longo prazo. A pandemia acelerou o cronograma e aumentou exponencialmente a importância em adotar novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e novas tecnologias. Ideias que anteriormente enfrentaram alguma resistência, ceticismo, e relutância, são agora a solução para alguns dos maiores desafios dos nossos tempos – e mesmo estando as pessoas exaustas, conseguem ao mesmo tempo estar mais otimistas. Agora, as organizações têm a oportunidade única de garantir que a agenda de transformação do trabalho e da forma de trabalhar está centrada na experiência humana.
Quais são as prioridades para os RH em 2022? Destas prioridades, quais as que os Executivos acreditam que irão resultar num maior ROI para o seu negócio? Como poderá imaginar, a resposta a estas questões nem sempre está alinhada. Além disso, existem diferenças entre geografias e setores de atividade que o/a poderão surpreender.
Explore as conclusões por selecionar uma opção no menu em baixo.
Registe-se para participar num dos nosssos webinars regionais, e assim saber mais sobre os resultado da edição de 2022 do estudo