Estudo Global Talent Trends Portugal 2018

Estudo Global Talent Trends Portugal 2018

Os nossos Estudos / Career

Mercer Portugal Talent Trends

 

Executivos em Portugal planeiam mudanças estruturais em 2018

Em Portugal, o estudo Global Talent Trends 2018 – Unlocking Growth in the Human Age contou com a participação de 31 executivos sénior, 96 líderes de Recursos Humanos e 302 colaboradores.

O estudo da Mercer confirma uma vontade que temos vindo a assistir por parte dos gestores de topo no que diz respeito a processos de transformação nas suas organizações, de forma a responderem às mudanças e novas expetativas do mercado. Os executivos estão a apostar numa agenda de evolução contínua – mais do que numa transformação isolada – de forma a manterem as suas organizações competitivas. Num período que todos catalogam como digital, os executivos reconhecem que é a combinação e a convivência entre as competências humanas e a tecnologia digital avançada que permitirá impulsionar os seus negócios.

 

Cinco tendências identificadas na gestão de talento em Portugal para 2018:
 

1. Velocidade da mudança

2. Trabalhar com um propósito

3. Flexibilidade permanente

4. Plataforma para o talento

5. Digitalização de dentro para fora.

 


Principais tendências identificadas na edição deste ano

Gostaria de saber mais? Faça hoje o Download do relatório.

 

 



Velocidade da mudança
: A forma como as empresas se preparam para o futuro do trabalho depende do nível de disrupção antecipada. Surpreendentemente, todas as empresas nacionais estão a planear mudanças estruturais este ano.  Mais de 20% dos executivos prevê que, pelo menos, uma em cada cinco funções da sua organização deixe de existir nos próximos cinco anos, sendo por isso fundamental estar preparado para a substituição e requalificação ao nível do trabalho para a sobrevivência e competitividade dos negócios.

Trabalhar com um Propósito
: Menos de metade dos colaboradores que se têm destacado e que se sentem profissionalmente e pessoalmente realizados, referem que a sua empresa apresenta um forte sentido de propósito.

Flexibilidade Permanente: Os colaboradores valorizam cada vez mais as suas expetativas entre o equilíbrio da sua vida pessoal e profissional. Querem mais opções de trabalho flexível, sendo que as organizações estão cada vez mais atentas. Nenhuma das empresas nacionais se considera um líder flexível o que entra em concordância com a maioria dos colaboradores desejarem uma maior flexibilidade.

Plataforma para o Talento: Os profissionais de Recursos Humanos das empresas reconhecem a necessidade de delegar tendo em vista o futuro. A principal prioridade que destacaram em Portugal foi a necessidade de desenvolver líderes para o futuro.

Digital de Dentro para Fora: Com a revolução digital em curso, as empresas e colaboradores dão cada vez mais relevância a ferramentas digitais na sua atividade profissional. Atualmente, com as novas dinâmicas do mundo digital, 1 em cada 3 líderes em Portugal refere que o seu papel mudou com a vinda das tecnologias digitais, enquanto apenas 1 em cada 4 colaboradores sentiu essa mudança na sua atividade específica. Cerca de 43% das empresas em Portugal utiliza atualmente ferramentas de avaliação online.

 

    

Clique aqui para consultar o comunicado de imprensa

  

    

  Download das conclusões principais
Preencha o formulário com os seus dados para fazer o download das conclusões do estudo - Portugal Talent Trends 2018.
*Campo Obrigatório