No atual contexto de negócios competitivo e volátil, multiplicam-se os desafios que envolvem as pessoas ou que nelas impactam. Líderes e organizações são “postos à prova” diariamente com decisões estratégicas, cujo alcance pode ditar o sucesso ou o fracasso da sua missão.
Se na maioria dos casos o profundo conhecimento que detêm sobre a empresa, o setor e a estratégia de negócio representa um fator crítico para decidir na direção do sucesso, o mesmo deveria acontecer em relação a aspetos relacionados com pessoas.
6 questões para refletir:
Agora coloque-se no seguinte cenário:
Neste cenário, o processo de assessment incluiu todas estas premissas e, para além de ter dado o mote para que cada colaborador se coresponsabilizasse pelo seu desenvolvimento, providenciou à organização informação crítica para decisões mais sólidas, visionárias e orientadas para o sucesso.
Os ganhos percecionados pelo colaborador e pela organização são tão mais elevados, quanto mais o Assessment for concebido numa ótica de desenvolvimento experiencial e transformacional.
O ponto de partida é garantir que a abordagem experiencial é suficientemente dinâmica e absorvente para apelar ao envolvimento emocional do participante em situações desafiantes, possibilitando a observação de comportamentos mais naturais e, consequentemente, maximizando a fiabilidade do processo. A grande mais valia neste âmbito reside na possibilidade de customizar totalmente as situações em função dos objetivos e da organização, facilitando o desenvolvimento de novos comportamentos no colaborador.
Por outro lado, o assessment não se esgota nos outputs que gera, sendo um estímulo potente para desencadear o início de um processo de transformação que se pretende que ocorra nos colaboradores e na organização. A possibilidade que concede aos participantes de refletir, analisar e questionar os seus comportamentos, com base numa visão que vai muito além da sua perspetiva, motivações e convicções em relação a si próprio e à forma como se comporta, permite desafia-lo a elasticizar o seu comportamento e, assim, aumentar o seu potencial de ajustamento às várias situações com as quais se depara.
Na Jason acreditamos que pessoas felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo e que o primeiro passo para a felicidade passa pelo autoconhecimento para o desenvolvimento. Por isso, convidamo-lo a descobrir as nossas soluções de Assessment, centradas na avaliação do potencial de desenvolvimento das suas pessoas, que serão os ativos mais importantes na construção do futuro de sucesso da sua organização!
Contacte-nos caso pretenda saber mais. Prometemos entrar brevemente em contacto.