Quer saber? Pergunte. Mas saiba como perguntar!

 

A obtenção de informação dos colaboradores é um grande desafio, em função das múltiplas solicitações que o capital humano tem hoje em dia. Que métodos podem ser eficazes?

Para apoio na tomada de decisão é hoje fundamental obter informação. Quando as decisões são internas, é preciso saber o que os colaboradores pensam e querem para o futuro.

Apesar de ser fácil perceber que para obter respostas é necessário fazer perguntas, existem várias técnicas, mais ou menos “invasivas” e “consumidoras de tempo” que facilitam este processo. 

Estas são 3 técnicas que pode adotar:

  • Os questionários de clima organizacional são normalmente a fonte mais frequente de obtenção de informação. São processos mais pesados e que exigem mais esforço financeiro, mas usualmente requerem menos tempo dos recursos e são ricos em informação.
     
  • Quando o tópico de investigação é de cariz mais “qualitativo” e é necessário obter informação de várias pessoas sobre um tema, as reuniões de grupo (Focus Group) são claramente alternativas interessantes. Durante 1 ou 2 horas, segundo um guião estruturado e em “risk-free environment” é possível obter bons insights de apoio à decisão.
     
  • Outros métodos de recolha de informação incluem mecanismos simples de feedback (hotlines, app de feedback, formulários de opinião, resposta por SMS, medidores de felicidade, etc.) que são menos estruturados e profundos, mas permitem “sentir o pulso” à organização.  
    Para além das reuniões formais de avaliação de desempenho, existem muitos momentos onde é possível obter informação relevante do capital humano da organização. 

Se está interessado em saber mais sobre os seus colaboradores, com soluções cost-effective, pergunte-nos como podemos ajudar!






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