Nos últimos meses temos assistido à comunicação, por parte de diversas organizações, da sua decisão de aumentar o seu salário mínimo de entrada. Em geral, os valores apresentados distanciam-se do salário mínimo nacional (SMN), manifestando a consciência por parte destes empregadores de que o valor do SMN não permite aos colaboradores viver com um padrão mínimo de qualidade de vida, ainda mais em localizações onde o custo de vida é superior.
Esta posição por parte das organizações traduz o assumir de um compromisso relativamente à prática de uma compensação responsável, de pagar uma remuneração aos seus colaboradores que lhes permita viver com condições mínimas de dignidade.
No entanto, esta iniciativa é também uma medida com um impacto positivo ao nível do Employer Branding, reforçando a capacidade de atrair e de reter pessoas, numa altura em que setores como o Retalho, a Hotelaria ou a Indústria assumem dificuldades em recrutar para funções mais operacionais.
O conceito de Living Wage é, desde há muito preconizado pelas Nações Unidas, como uma forma de assegurar que os trabalhadores conseguem viver condignamente com o produto do seu trabalho - o seu salário. Viver, não apenas sobreviver.
O contexto socioeconómico, em particular a escalada da inflação que se tem observado no último ano no nosso país, veio dar particular destaque a este tema e trazê-lo para a agenda de muitas organizações, na medida em que o aumento do custo de vida tornou mais evidente a insuficiência do SMN para dar resposta às necessidades da maioria das famílias. No entanto, apesar deste sentido de urgência mais recente, desde há alguns anos que as organizações têm estado atentas ao tema, muitas estabelecendo o compromisso da compensação responsável e definindo globalmente metas para uma transição progressiva, até que consigam chegar ao patamar do Living Wage nos vários países onde estão presentes.
Uma questão que surge frequentemente ao abordar o tema está relacionada com a volatilidade do valor de referência do Living Wage.
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Autor:
Marta Dias
Rewards Leader da Mercer Portugal
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