Ao longo dos últimos sete anos, o Relatório Mercer Global Talent Trends tornou-se uma referência para os Líderes de Recursos Humanos e os Executivos de todo o mundo, ao moldar e desbravar as tendências de gestão de talento globais que irão impactar as organizações e os seus negócios. Com mais de 10.000 participantes (colaboradores, responsáveis RH, Executivos) destaca-se neste ano o conceito de “Relatable Organizations”, o qual pretende representar a evolução das organizações num plano onde as mesmas vivem e agem de acordo com os seus valores, vertendo-os nas mais diversas dimensões, como a sua estrutura organizacional, processos e cultura.

 

Neste contexto, são identificadas as cinco grandes tendências que estão a moldar o futuro das organizações e do trabalho, nomeadamente:


Reset for relevance

Esta tendência aponta para a necessidade de as organizações tornarem os seus valores visíveis. A reputação é já a principal razão, logo a seguir à segurança do trabalho, pela qual os colaboradores integram uma determinada organização (em comparação com o 9º lugar, em 2020).

 

Atualmente, ¼ dos Executivos reconhece que o tema da sustentabilidade nas suas agendas é motivado pelas exigências do talento e dos candidatos que pretendem atrair. No entanto, existem ainda oportunidades na forma como as equipas de Recursos Humanos podem ajudar a endereçar e acompanhar estes temas, particularmente na evolução das suas melhores práticas de trabalho (ex.: nível e equidade salarial; flexibilidade e proteção dos colaboradores; foco na saúde e bem-estar; estratégia de diversidade e inclusão; aposta na formação e desenvolvimento).

 

Não é por isso surpreendente que hoje se exija das organizações um papel e uma voz ativa na sociedade (veja-se o impacto do recente conflito na Ucrânia) e se verifique que os temas relacionados com o ESG (Environmental, Social and Governance) já não sejam apenas uma listagem de compromissos, mas uma necessidade organizacional real. O estudo GTT 2022 confirma que 97% dos Executivos tem já métricas relacionadas com pessoas nos seus scorecards. Neste aspeto em particular, chamamos a atenção para três temas determinantes na forma como os Executivos tomarão decisões:

 

  1. Relação entre os modelos de trabalho e a produtividade;
  2. potencial de colaboradores em risco de burnout; e
  3. comportamentos das lideranças nas equipas de maior sucesso.


 

Autor:

Margarida Santos,

Senior Associate de Career da Mercer

Leia o artigo completo na revista RH Magazine.

Conheça mais sobre o Estudo Mercer Global Talent Trends 2022 por fazer download do estudo ou por contactar um membro da equipa Mercer.




Falar com um consultor Mercer

Por favor, preencha os seguintes dados e entraremos em contacto consigo em breve.

*Campo Obrigatório