Não há dúvidas que a COVID-19 está a ter um efeito sem precedentes sobre os colaboradores. As implicações de congelamento de contratações, redução de receitas e a necessidade de envolver diversas funções e competências sempre em mudança está a pesar nas empresas. Muitas empresas optam por partilhar temporáriamente o seu talento para equilibrar o défice ou excesso de trabalho.

 

Dado o atual ambiente económico, muitas empresas estão concentradas na previsão do seu número de efetivos. Mas as empresas precisam também estar preparadas para a escassez de talentos e desequilíbrios entre a oferta e procura. É preocupante que dois em cada cinco profissionais de RH confirmem que não sabem quais são as competências que têm hoje nas suas organizações.

 

À medida que as empresas passam da redução de custos à preservação do maior numero de postos de trabalho, precisam definir as suas prioridades, continuar a investir nas suas pessoas, e identificar as lacunas entre as competências dos seus colaboradores e as que serão necessárias no futuro. Também irão precisar de estratégias efetivas para gerir os custos sem comprometer o compromisso ou a moral dos seus colaboradores.

 

As empresas irão tendencialmente procurar programas de flexibilidade que respondam a um leque variado de necessidades dos colaboradores. O foco irá mudar de uma força de trabalho sustentável para sobreviver ou crescer. A tomada de decisões (por exemplo, decidir quando e como lançar, cancelar ou reformular programas) irá também acelerar à medida que as empresas se tornam mais ágeis e ajustam os seus cronogramas.

 

Agora é o tempo para planear as necessidades imediatas e a longo prazo dos seus colaboradores. Procure orientações sobre o mapeamento de talentos, opções de reposicionamento e estratégias e ferramentas de redução de custos – Na Mercer oferecemos o apoio especializado que necessita e uma abordagem focada em dados 

 


Três formas de se preparar para o futuro do trabalho

Contacte-nos

A Mercer apoia as empresas a adaptarem-se e prosperarem em tempos incertos. Estamos aqui para o apoiar. Contacte-nos através do formulário em baixo:

*Campo Obrigatório