EM 2019 A IGUALDADE SALARIAL NAS EMPRESAS É OBRIGATÓRIA

EM 2019 A IGUALDADE SALARIAL NAS EMPRESAS É OBRIGATÓRIA: Nova Lei n.º 60/2018

Os nossos Estudos /

Igualdade salarial passa a ser obrigatória
igualdade salarial
Calendar07 Fevereiro 2019

Está na altura de mudar, caso ainda não assegure equidade salarial

Há vários anos que a Mercer tem promovido o tema da igualdade de género e com ele a equidade salarial. Não só porque podemos ajudar as organizações neste âmbito, mas porque faz parte dos nossos valores e cultura. E se o vivemos internamente, também fazemos todos os esforços para o promover junto dos Governos, Clientes e Parceiros. É com enorme orgulho que nos últimos 5 anos dinamizamos este tema no World Economic Fórum,  em Davos, com resultados impressionantes, sendo mesmo das sessões com maior afluência com líderes de todo o Mundo a assumirem o problema e a tomarem medidas para o mitigar.

Em Portugal, a Mercer tem conduzido diversos estudos e trabalhado com todas as entidades envolvidas no tema da igualdade de género de forma a promovermos uma situação mais equilibrada no mercado de trabalho.

Com o arranque do ano 2019 e entrada em vigor da nova Lei nº60/2018 sobre Igualdade Salarial, já no próximo dia 21 de fevereiro, passará a ser obrigatório assegurar a existência de uma política remuneratória transparente e que assegure a igualdade salarial entre a homens e mulheres. Esta lei vem dar um passo importante no objetivo de eliminar as diferenças salariais entre géneros por trabalho igual ou de igual valor, sendo que o incumprimento do regime, constitui uma contraordenação grave..

Ainda é um tema?  

Infelizmente a resposta é sim. Anualmente a Mercer publica o maior estudo salarial em Portugal o “Total Compensation”, onde é evidente a existência de desigualdade na compensação no nosso País.

Sabia que:

  • Em funções de topo os homens recebem mais 12% que as mulheres
  • Em chefias intermédias mais 9%

Como podemos ajudar?  

  • Avaliação e Enquadramento na lei
  • Recolha da informação de compensação total (fixos, variáveis e benefícios)
  • Avaliação das funções da empresa usando a metodologia da Mercer International Position Evaluation
  • Análise da Equidade Interna
  • Estimativa dos impactos económicos da harmonização salarial com vista à igualdade salarial entre homens e mulheres
  • Redesenho da política salarial
  • Recomendações com base no princípio Equal Pay for Equal Work
  • Benchmark de boas praticas em igualdade de género
  • Planos de comunicação

Porquê a Mercer?

O esforço que temos dedicado nos últimos anos sobre este tema, conduziu ao desenvolvimento de ferramentas únicas no mercado. No entanto, o que pretendemos é ajudar as organizações que pretendem mudar e contribuir para um mercado de trabalho mais justo.

Se pretende mudar a sua estratégia e assegurar a igualdade salarial na sua organização. Entre em contacto connosco que estamos disponíveis para ajudar.

Contacto

Se pretende mudar a sua estratégia e assegurar a igualdade salarial na sua organização. Entre em contacto connosco que estamos disponíveis para ajudar.