A Covid-19 teve um impacto significativo na saúde mental em todo o mundo. Como consequência, a saúde emocional e o bem-estar dos colaboradores passou rapidamente a ser uma fonte de preocupação para as organizações.
Wolfgang Seidl
Workplace Health Consulting Leader
Mercer Marsh Benefits and Motivational Speaker
A pandemia desvelou fragilidades de acesso aos cuidados de saúde mental, à medida que mais pessoas manifestavam mais sintomas de stress, solidão e depressão. Ao mesmo tempo, aumentaram também as patologias mais complexas, tais como distúrbios relacionados com dependências e síndromes pós-traumáticos.
As organizações já não podem adotar uma postura passiva perante as necessidades de saúde de bem-estar dos seus colaboradores e estão proactivamente a criar programas de benefícios que cobrem diferentes necessidades de prevenção e cuidados na área da saúde mental.
Os programas de assistência a colaboradores (EAP) foram tradicionalmente o pilar das estratégias de saúde mental de muitas organizações. No entanto, há novas soluções que estão a demonstrar excelentes resultados na prevenção de impactos na saúde mental, no aumento da resiliência dos colaboradores e na gestão das políticas internas de bem-estar.
Para desenhar estratégia abrangente de saúde mental para a sua organização, deve ter em mente três etapas principais:
Uma estratégia assertiva e abrangente de saúde mental permite às organizações planear, identificar fragilidades, ir ao encontro das preferências das suas Pessoas e responder adequadamente aos problemas de saúde mental.encontrados, num espectro capaz de responder a diferentes tipos de necessidades, tais como as elencadas no gráfico: