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Uma estratégia de saúde mental permite às organizações planear, identificar fragilidades, ir ao encontro das preferências das suas Pessoas e responder adequadamente aos problemas de saúde mental.
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Wolfgang Seidl

Workplace Health Consulting Leader
Mercer Marsh Benefits and Motivational Speaker


Quando os programas one-size-fits-it-all não são suficientes

A pandemia desvelou fragilidades de acesso aos cuidados de saúde mental, à medida que mais pessoas manifestavam mais sintomas de stress, solidão e depressão. Ao mesmo tempo, aumentaram também as patologias mais complexas, tais como distúrbios relacionados com dependências e síndromes pós-traumáticos.

 

As organizações já não podem adotar uma postura passiva perante as necessidades de saúde de bem-estar dos seus colaboradores e estão proactivamente a criar programas de benefícios que cobrem diferentes necessidades de prevenção e cuidados na área da saúde mental.

 

Os programas de assistência a colaboradores (EAP) foram tradicionalmente o pilar das estratégias de saúde mental de muitas organizações. No entanto, há novas soluções que estão a demonstrar excelentes resultados na prevenção de impactos na saúde mental, no aumento da resiliência dos colaboradores e na gestão das políticas internas de bem-estar.

 

Para desenhar estratégia abrangente de saúde mental para a sua organização, deve ter em mente três etapas principais:

 

  • Recolha de dados sobre as necessidades dos seus colaboradores: As organizações devem iniciar o seu processo pela identificação e segmentação das necessidades específicas de saúde mental dos seus colaboradores. 

  • Definição da proposta de valor que a organização quer oferecer: As organizações devem considerar a adaptação dos seus planos para responder  às necessidades específicas dos seus colaboradores em todo o espectro de saúde mental e todos os segmentos geracionais.

  • Combater o estigma: As organizações devem formar os managers de pessoas para identificar os primeiros sinais de stress e problemas de saúde mental. Os managers estão na melhor posição para detetar sinais preocupantes nas suas equipas.

 

Uma estratégia assertiva e abrangente de saúde mental permite às organizações planear, identificar fragilidades, ir ao encontro das preferências das suas Pessoas e responder adequadamente aos problemas de saúde mental.encontrados, num espectro capaz de responder a diferentes tipos de necessidades, tais como as elencadas no gráfico:


 

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