Gestão dos riscos relacionados com a força de trabalho e resiliência nos negócios 

Sabe quais os riscos relacionados com pessoas que constituem a maior ameaça para o seu negócio e como os mitigar?

À medida que avançamos do pico da pandemia, as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) ganham força e as empresas enfrentam novas ameaças de cadeia de fornecimento e talento. É mais importante do que nunca gerir os riscos com pessoas como parte de uma abordagem mais ampla à gestão dos riscos empresariais (ERM). Os RH, os gestores dos riscos e os gestores executivos devem trabalhar em estreita colaboração para garantir que as ameaças são adequadamente identificadas, avaliadas e mitigadas.

As consequências de errar são significativas, conforme identificado pelo nosso Relatório People Risk Report 2022. Descobrimos que os maiores riscos que as empresas enfrentam são relativos a cibersegurança e privacidade, administração e fiduciária e eventos catastróficos da vida pessoal. 

As empresas têm de se questionar: “Podemos dar às pessoas mais segurança, flexibilidade e melhor saúde, ao mesmo tempo que enfrentamos os desafios de negócio de reduzir custos e disrrupção operacional e aumento da liquidez?”

A resposta é sim, mas apenas para as organizações que oferecem o fazem corretamente e garantem que têm fortes práticas de ERM implementadas.

Criar confiança entre os colaboradores e os stakeholders, incluindo os clientes, é uma parte importante peça do puzzle. Os nossos estudos mostram que as respostas das organizações durante a pandemia afetaram o sentimento dos colaboradores. Numa era de maior consciência dos problemas ESG, as empresas devem trabalhar mais para ganhar a confiança dos funcionários, clientes, investidores e reguladores.

Cinco conclusões principais do relatório global People Risk 2022

Os principais riscos que as pessoas enfrentam hoje nas empresas são relativos à cibersegurança e à privacidade de dados. Isto não é surpreendente dado o panorama geopolítico e as violações de dados que ocorreram nas principais organizações ao longo do último ano.

O segundo risco a nível global é a administração e questões fiduciárias. A incapacidade de administrar os planos de benefícios e remuneração de forma precisa, justa e de acordo com as promessas feitas, de forma bastante correta, preocupam as organizações. Erros e obrigações não satisfeitas podem levar a danos da reputação, juntamente com ações regulamentares e penalizações.

Os eventos catastróficos na vida das pessoas são o terceiro risco a nível global, enquanto o quarto são pandemias e outras condições de saúde transmissíveis. Isto destaca a necessidade de apoio aos colaboradores e outras estratégias proativas para navegar em crises futuras, incluindo aquelas que derivam das alterações climáticas, inflação/aumento das taxas de juro, pandemias, recessão ou conflito violento.

Atuar sobre os cinco principais riscos promoveu a mudança do trabalho. O grau em que o trabalho flexível evoluiu ao longo dos últimos dois anos merece exame e uma redefinição das práticas. Com a Great Resignation, as organizações têm agora de enfrentar este problema emergente de forma a atrair, reter e envolver os colaboradores no futuro.

Saúde e Segurança 

  • Pandemias e outras condições de saúde transmissíveis
  • Saúde e bem-estar dos colaboradores
  • Saúde mental
  • Esgotamento da força de trabalho
  • Doenças ou lesões relacionadas com o trabalho

Governação e Finanças

  • Administração e fiduciária
  • Aumento do custo com saúde, proteção contra riscos e benefícios de bem-estar
  • Responsabilidade pela tomada de decisões sobre benefícios, políticas e compensação.
  • Práticas legais, de conformidade e financeiras
  • Exposição financeira a pensões

Digitalização acelerada 

  • Cibersegurança e privacidade de dados
  • Impactos da automação e da IA
  • Tecnologia de RH obsoletas
  • Desalinhamento entre RH e estratégia de negócios
  • Competências e obsolescência

Práticas de gestão de talentos 

  • Natureza do trabalho em mudança
  • Atração, retenção e envolvimento de talentos
  • Sucessão e riscos-chave com pessoas
  • Conduta e cultura
  • Viagens e mobilidade

Questões sociais e ambientais 

  • Eventos catastróficos da vida pessoal
  • Ambiente
  • Condições de trabalho e relações laborais
  • Diversidade, equidade e inclusão
  • Problemas de liderança

Faça o download do estudo “People Risk 2022” para descobrir quais os principais riscos relacionados com pessoas com impacto no negócio

 O nosso estudo People Risks revela quais os principais riscos relacionados com pessoas que precisam ser considerados como parte de uma estratégia de gestão de risco com pessoas. Descubra, através de cinco pilares-chave, como a gestão do risco humano pode desenvolver o negócio e a resiliência humana.

O que as empresas podem fazer

A complexidade organizacional é uma barreira considerável para cada pilar do risco com pessoas. À medida que as empresas continuam a crescer e as ameaças estão presentes em áreas de trabalho tradicionalmente isoladas, as organizações lutam para definir quem é responsável pelo esforço para mitigar o risco, levando a lacunas na abordagem aos riscos emergentes.

Os gestores de RH e de riscos devem, por conseguinte, trabalhar em conjunto. Felizmente, o relatório People Risk 2022 mostra um forte alinhamento entre estes grupos no que diz respeito aos principais problemas que as empresas enfrentam. Agora, as organizações devem capitalizar este alinhamento e continuar a desconstruir silos para melhorar ainda mais a colaboração na identificação e mitigação dos riscos.

As dificuldades que alteram os comportamentos também são identificadas como uma barreira fundamental. Por este motivo, é fundamental desenvolver uma cultura de ERM. A cultura de gestão do risco é construída sobre uma base de valores, atitudes e comportamentos organizacionais partilhados, com liderança visível e responsável apoiada por responsabilidades e ações partilhadas por todos os envolvidos. Os riscos apresentam ameaças e oportunidades, pelo que é necessária uma abordagem multidisciplinar, deliberada e bem coordenada para ajudar a desenvolver medidas eficazes que atenuem as ameaças e aproveitam oportunidades.

O nosso relatório “Idade de Adaptabilidade” indica que 88% das equipas de RH viram mais envolvimento nos benefícios da C-suite. Os gestores dos riscos e as equipas de RH devem levar as suas disciplinas para o patamar seguinte.

Isto significa desenvolver abordagens mais deliberadas para ouvir colaboradores, uma ligação mais estreita entre benefícios e objetivos de negócio, e uma gestão de custos criteriosa e focada em estratégias de valor e benefícios plurianuais. Algumas organizações estão a alinhar valores e culturas para promover a liderança, justiça e propósito centrados nas pessoas. Com o ESG em ascensão, muitas organizações procuram construir uma cultura de pessoas sustentável, incluindo ofertas de bem-estar. Neste cenário, será mais difícil fazer os mesmos cortes nos benefícios que muitos fizeram no passado para manter os orçamentos de benefícios acessíveis. Assim, é necessária a gestão de custos em vez de mudar os custos para os colaboradores; por exemplo, orientar colaboradores no desenho do plano para pontos de cuidados de maior qualidade de forma a reduzir complicações ou usar cuidados virtuais quando apropriado.

Perguntas importantes a fazer

Para os profissionais de RH e de gestão de risco que estão a começar a familiarizar-se com os desafios de um e do outro, aqui estão alguns possíveis tópicos de conversação para começar a identificar oportunidades.
  1. Como é que as expetativas dos colaboradores, clientes, investidores e reguladores em relação ao ESG afetam o negócio? 
  2. A diversidade, equidade e inclusão são um ponto cego para nós? As necessidades da força de trabalho diversificada estão refletidas nos programas de benefícios para colaboradores?
  3. A saúde mental pode ser gerida de forma mais proativa? E que impacto pode isso ter nas necessidades de seguros em áreas como a cobertura de diretores e executivos ou risco de pessoas chave?
  4. Como é que a dificuldade em atrair, reter e envolver talentos afeta as operações da empresa, a experiência do cliente e a rentabilidade?
  5. Existem oportunidades para fortalecer ainda mais a cultura para ajudar a retenção de colaboradores e melhorar as práticas de gestão dos riscos?

Tópicos relacionados

Soluções relacionadas
    Análises relacionadas