Prepare-se para o futuro do trabalho flexível 

Homem de fato a trabalhar a partir do seu telefone a ouvir música com auriculares Silk And Salt Images

Os modelos de trabalho flexíveis vieram para ficar. Está na hora de os fazer funcionar para a sua força de trabalho.

Todos os trabalhos podem ser flexíveis. Isto significa que as organizações podem adotar uma visão mais ampla do trabalho flexível e oferecer uma estratégia de trabalho flexível que beneficia todos, não apenas aqueles que trabalham remotamente. Apesar das oportunidades presentes nesta área, o nosso mais recente estudo Global∘Talent∘Trends revelou uma disparidade nas opiniões. Os executivos estão preocupados com o trabalho remoto, mas os colaboradores veem as coisas de forma diferente:
72%

dos executivos dizem que estão preocupados com o impacto do trabalho remoto na cultura organizacional. 

54%

dos colaboradores dizem que gostam de trabalhar remotamente 100% do tempo.

72%

dos executivos estão preocupados com o facto de os colaboradores remotos terem dificuldade em progredir ou serem promovidos.

74%

dos colaboradores acreditam que as suas organizações terão mais sucesso com os colaboradores remotos/híbridos.

Os RH serão um mediador fundamental na ligação entre estas diferentes perspetivas.

Lutar contra a escala e o impacto

A maioria das organizações está agora a trabalhar para construir modelos de trabalho flexíveis e sustentáveis. No entanto, muitos estão a lutar para alcançar escala e impacto. No nosso estudo, 18% dos responsáveis afirmam que estão a lutar para ganhar ímpeto e conseguir adesão para a adoção de novos modos de trabalho, incluindo o trabalho flexível.

Atrair e reter talentos

Muitas organizações procuram tornar-se mais humanas. Estão a fazê-lo ouvindo atentamente as partes interessadas, utilizando dados para descobrir padrões comportamentais e de orientação à ação e falando sobre questões que importam. Em muitos casos, isto também os está a motivar a adotar uma abordagem mais flexível ao trabalho. De um modo geral, está a torná-los mais abertos e acessíveis. Os colaboradores que estão em posição de escolher onde querem trabalhar, serão atraídos por organizações desta natureza. Criar um ambiente de trabalho mais humano e flexível está, por conseguinte, a tornar-se imperativo para as empresas que querem atrair e reter os melhores talentos.

A flexibilidade é uma prioridade para os colaboradores

Perguntámos aos colaboradores: “Ao pensarem na flexibilidade no futuro, depois de a pandemia ter passado, que importancia lhe atribuem?”
56%

“Pensaria mudar de empresa, se não fosse uma opção que estivesse disponível.”

38%

"Melhoraria a minha satisfação no trabalho, mas não procuraria outra empresa.”

6%

"Isto não é uma prioridade para mim.”

Como começar

Avalie a melhor forma de oferecer opções de trabalho flexível para todos. Vá além da flexibilidade baseada na localização para expandir o acesso geral a acordos de trabalho flexível. Considere como a flexibilidade baseada no tempo, no trabalho a tempo parcial ou nos contratos a prazo podem ser usados como diferenciadores para a sua organização; pontos positivos que atrairão talentos para se juntarem e permanecerem consigo.

Global∘Talent∘Trends: O crescimento da organização relacionável

Há uma enorme oportunidade à porta. As empresas podem agora pegar nas ferramentas de empatia aprendidas e aperfeiçoadas durante o período da pandemia e usá-las para criar uma nova forma de parceria que seja mais relacionável, sustentável e sintonizada com a nova forma de trabalho. Modelos de trabalho flexíveis são o caminho do futuro.
A evolução para uma cultura de trabalho flexível é uma das principais prioridades dos RH.
Estudo Global∘Talent∘Trends da Mercer
Soluções relacionadas
    Análises relacionadas