Fundos De Pensões Abertos | Mercer 2019

Fundos De Pensões Abertos | Mercer 2019

FUNDOS DE PENSÕES ABERTOS

Quantas vezes pensou na reforma, em saber quanto será a sua pensão ou como pode melhorá-la? Saiba que um fundo de pensões aberto é uma excelente solução.

O QUE É?

Um fundo de pensões aberto é uma aplicação financeira destinada a quem quer poupar dinheiro até à reforma, altura em que o dinheiro será resgatado.

 

COMO FUNCIONA?

Para poupar através de um fundo de pensões aberto, basta comprar unidades de participação do fundo que, por sua vez, está associado a uma carteira de investimentos.

O investimento é feito em vários tipos de ativos financeiros, como ações e obrigações, sempre de acordo com as regras definidas pela autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões (ASF), sendo que o fundo de pensões é autónomo do balanço da entidade que o gere.

Quanto ao dinheiro acumulado na conta de cada participante, este corresponde às contribuições feitas através da compra de unidades de participação, e ao lucro dos investimentos da carteira.

O acesso ao dinheiro só pode ser feito no momento da reforma, em situações de doença grave, desemprego de longa duração, incapacidade total e permanente para trabalhar ou morte.

 

 

CONDIÇÕES DE RESGATE

O resgate do fundo de pensões aberto pode ser feito:

  • No momento da reforma,
  • Incapacidade permanente para o trabalho, desemprego de longa duração ou doença grave
  • Em caso de morte

 

 

QUAIS AS VANTAGENS?

Face a outros produtos de poupança, os fundos de pensões abertos beneficiam do adiamento do imposto sobre as mais-valias dos seus investimentos para o momento da reforma, e as contribuições permitem dedução fiscal no IRS. Os investimentos das carteiras dos fundos de pensões estão, na sua maioria, isentos de impostos.