Conheça opções de trabalho flexíveis

As expetativas dos colaboradores estão a mudar e a flexibilidade está no início da lista de preferências dos colaboradores. Atualmente, as organizações estão a criar estratégias de trabalho flexíveis na transição de estruturas fixas para híbridas.

Desafios do trabalho flexível

  • O trabalho flexível que não é oferecido a todos os colaboradores, cria uma perceção de injustiça no seio da organização.
  • Estamos a ter dificuldade em atrair e reter talento.
  • Temos opiniões mistas sobre o trabalho híbrido.
  • Os gestores não têm a “vontade ou competência” na gestão da flexibilidade no local de trabalho.
  • As mulheres estão mal representadas em funções seniores.
  • Procuramos reduzir os custos de escritório.
  • O absentismo é superior ao esperado.    
  • Não temos a certeza das competências necessárias para redesenhar funções para o sucesso de uma nova forma de trabalho híbrido.
Sessenta por cento dos colaboradores afirmam que só irão juntar-se ou permanecer numa organização se puderem trabalhar remotamente ou num ambiente de trabalho híbrido.

A flexibilidade inclusiva no local de trabalho é imperativa

Todos as funções podem ser flexíveis, o que significa que as organizações podem adotar uma visão mais ampla sobre flexibilidade de forma a oferecer uma estratégia que beneficie todos, e não apenas quem trabalha remotamente.

Maximizar a produtividade num ambiente de trabalho flexível requer examinar o trabalho e considerar a escolha do colaborador. As organizações precisam de assegurar que a sua abordagem é sustentável, o que requer examinar os programas de gestão de pessoas e as suas infraestruturas.

41%

das empresas redesenharam o trabalho para serem mais flexíveis, de forma a poderem adicionar ou implementar recursos conforme necessário.

56%

dos colaboradores energizados trabalham para organizações onde percebem que trabalhar remotamente lhes permite ter um sentimento de pertença mais forte.

66%

dos colaboradores bem-sucedidos acreditam que trabalhar remotamente tem um impacto positivo no seu bem-estar versus 42% dos colaboradores que acreditam não serem bem-sucedidos.

Recompensas totais

Benefícios globais inclusivos

Saiba mais sobre ofertas de cuidados de saúde que o ajudam a criar um programa de benefícios inclusivo para satisfazer as necessidades de todos os colaboradores.

A abordagem da Mercer ao trabalho flexível 

Oferecemos um conjunto de soluções para apoiar os nossos clientes a atingir o valor do trabalho flexível numa escala alargada. Fazemo-lo por meio de:
  • Proporcionar valor

    Equipamos os nossos clientes com uma estratégia e um roteiro para uma execução sustentável de forma a garantir que alcançam o valor do trabalho flexível.
  • Utilizar uma metodologia comprovada

    Temos uma abordagem estruturada e testada para tomar decisões sobre questões complexas.
  • A nossa profunda experiência

    Disponibilizamos experiência em talento, mobilidade, transformação, saúde e bem-estar, ergonomia, risco, cibersegurança e compliance para apoiar os nossos clientes.

Três perguntas fundamentais para fomentar o trabalho flexível numa escala alargada: 

  1. Que flexibilidade é possível?
  2. Que flexibilidade é desejável?
  3. Que flexibilidade é sustentável?

Criar uma estratégia de trabalho flexível

As melhores práticas de desenho do trabalho flexível começam com o exame do trabalho para determinar que tipo de flexibilidade é possível e como o trabalho pode ser melhor executado de forma a maximizar a produtividade e os resultados. Trabalhamos com os clientes para definir estratégias de trabalho flexíveis por meio de um processo de quatro etapas:

Um desenho de trabalho flexível bem sucedido começa com a definição da visão estratégica para o trabalho e o desenvolvimento de princípios orientadores para o projeto.

Há três questões fundamentais a abordar:

  • O que é possível? Avalie a capacidade de as funções se adaptarem a várias dimensões. 
  • O que é desejável? Reúna perspetivas de líderes e de colaboradores sobre o trabalho flexível. 
  • O que é sustentável? Avalie os programas de gestão de pessoas quanto à prontidão para apoiar o trabalho flexível numa escala alargada.

Uma estratégia bem-sucedida articula não só o tipo de flexibilidade que será oferecida, como também como será executada e gerida transversalmente a toda a organização visando proporcionar uma experiência atrativa e consistente aos colaboradores.

A flexibilidade é mais do que uma política e tem de ser incorporada no tecido da organização. Passa por identificar as barreiras e os facilitadores da mudança, e pela harmonização com os programas.
TAAP+

Portal Talent All Access

Disponível em várias opções, obtenha acesso fácil aos dados, ferramentas e informações de que necessita para levar a sua organização ao sucesso.
Soluções relacionadas
    Análises relacionadas